O ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e pré-candidato a deputado estadual, Léo Bortolin (MDB), afirmou que não pretende participar da disputa pelo comando da entidade neste ano. Segundo ele, o foco agora é a campanha para a Assembleia Legislativa e qualquer envolvimento na eleição da associação poderia gerar desgaste político.
Bortolin também rebateu as críticas do prefeito de Nobres, José Domingos Fraga (União), que o acusou de descumprir compromissos durante sua gestão e de usar a AMM como vitrine eleitoral. “AMM foi uma fase da minha vida que já passou e que, graças a Deus, eu deixo o legado de, pela primeira vez na história, ter levado 100% dos prefeitos para dentro da entidade”, afirmou.
Questionado sobre a defesa de Zé Domingos de que a associação deveria ser comandada apenas por prefeitos em exercício, Bortolin classificou a tese como “totalmente incoerente”. Ele citou o ex-presidente Neurilan Fraga, irmão do prefeito de Nobres, que comandou a AMM por quatro mandatos consecutivos, entre 2015 e 2023, mesmo após deixar a Prefeitura de Nortelândia.
O afastamento de Bortolin ocorre em meio à disputa pela sucessão da entidade. Zé Domingos avalia lançar uma candidatura de oposição ao atual presidente, Hemerson Maninho (União), enquanto a diretoria convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir mudanças no estatuto e antecipar a eleição de janeiro de 2027 para 16 de setembro. Maninho nega que a alteração seja casuística e afirma que o objetivo é adequar o cronograma e evitar vacância nos cargos.





































