Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso registra crescimento de jovens eleitores para as eleições de 2026

publicidade

Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso registrou aumento no número de jovens aptos a votar nas eleições de 2026 em Mato Grosso. Dados consolidados até abril apontam 47.756 eleitores entre 15 e 17 anos, o equivalente a cerca de 1,83% do eleitorado estadual. O número já supera os registros das últimas eleições e pode crescer até o fechamento do cadastro eleitoral.

A presidente do TRE-MT, Serly Marcondes Alves, atribuiu o avanço às ações de incentivo ao alistamento eleitoral. “Quero que a juventude seja forte, engajada e que tenha compromisso com a democracia”, afirmou. Segundo o tribunal, 157 mil jovens nessa faixa etária ainda poderiam emitir o título, mas não haviam procurado a Justiça Eleitoral.

O crescimento representa recuperação após a queda registrada durante a pandemia. Em 2020, Mato Grosso teve apenas 17.871 eleitores de 16 e 17 anos. Em 2022, o número subiu para 31.358 e, em 2024, chegou a 34.104. Agora, em 2026, o estado contabiliza 4.644 eleitores de 15 anos, que completarão 16 até a eleição, além de 16.700 jovens de 16 anos e 26.412 de 17 anos.

Leia Também:  Operação Ren-A-Business: esquema com 100 empresas fantasmas causou prejuízo de R$ 100 milhões ao Estado

Para ampliar o alcance da campanha, o TRE-MT firmou parcerias com escolas, instituições públicas e entidades da sociedade civil. Entre as ações realizadas estão mutirões em unidades escolares, visitas guiadas, oficinas e o lançamento do “Jogo da Vida Eleitoral”. O programa “Estudante – Cidadão do Futuro” também impactou cerca de 1.700 alunos da rede estadual com atividades voltadas à educação política e participação democrática.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade