Pesquisar
Close this search box.

Evento na Alesc dá pontapé inicial em projeto que levará estudantes de SC à China

publicidade

Intercâmbio proposto pelo deputado Mário Motta vai oportunizar a 120 jovens o estudo de tecnologia na Ásia

Acontece na próxima quinta-feira, dia 10, um evento na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que dará o pontapé inicial para o projeto Para Mudar de Vida. A iniciativa, articulada pelo deputado Mário Motta, pretende levar 120 estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino para um intercâmbio na China, onde terão a oportunidade de estudar tecnologia nas melhores instituições do mundo na área.

Marcado para o Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, às 10h, o evento terá a participação do ex-juiz de Direito Marlon Reis, criador da Lei da Ficha Limpa. Atualmente, ele é o representante da empresa Tang Chinese Education no Brasil, que será a grande parceira desta iniciativa. A instituição é especializada nesse tipo de intercâmbio educacional e tem atuação global.

“O objetivo é fazer com que esses 120 adolescentes, literalmente mudem de vida através da educação, já que essa experiência vai abrir portas inimagináveis no mercado de trabalho. Mas também queremos estreitar laços com a China, para atrair investimento para a indústria catarinense. Queremos desenvolver e ampliar a nossa aptidão para parques industriais e transformar essa parceria com os chineses em uma política de estado com grandes ganhos para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina”, destaca o deputado Mário Motta.

Leia Também:  Semana da Transformação Digital busca impulsionar a digitalização de micro e pequenas empresas

De acordo com o parlamentar, a ideia surgiu com base em experiências positivas realizadas por outros estados brasileiros. Estados como Paraná, São Paulo e Piauí há alguns anos já realizam projetos de intercâmbio similares. Hoje, todos já levam, anualmente, milhares de estudantes para estudarem nos principais centros tecnológicos do mundo.

“Iremos selecionar esses jovens através de uma Olimpíada do Conhecimento, realizada em conjunto com as seis coordenadorias regionais do estado, para identificarmos quem tem mais sintonia e afinidade com essa oportunidade. O bom desempenho escolar também é imprescindível para nós. Após selecionados, esses estudantes deverão aprender mandarim nível 4 em um curso que lhes será proporcionado, antes de seguirem viagem até o país asiático”, explica Motta.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade