Senador sul-mato-grossense, que preside a Comissão de Relações Exteriores, afirma que fontes ligadas à Casa Branca lhe informaram que a taxação adicional sobre as carnes segue em avaliação.
Por Humberto Azevedo
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) do Senado Federal, vem articulando para destravar acordos e proteger setores estratégicos que foram prejudicados pelas tarifas adicionais impostas pelo governo dos Estados Unidos da América (EUA) às exportações brasileiras àquele país.
Segundo ele, Senador sul-mato-grossense, fontes ligadas à Casa Branca (sede do governo norte-americano) lhe informaram que a taxação adicional sobre as carnes segue em avaliação para que, talvez, possa ser revertida. O setor, um dos pilares da economia de Mato Grosso do Sul é responsável por 14,4% das exportações do estado até julho.
Se mantida, a medida adotada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, deve afetar frigoríficos, pecuaristas e prefeituras, com impacto direto e indireto sobre empregos e arrecadação. Com objetivo de reverter a taxação, Trad acredita que o setor de proteína animal possa ser beneficiado como outros setores, que abrangem 700 produtos, e que ficaram livres das tarifas adicionais.
“Embora a sobretaxa sobre a carne ainda esteja vigente, o canal de diálogo permanece aberto e estamos trabalhando para reverter essa situação”, afirmou o senador em entrevista à imprensa. Segundo ele, autoridades americanas também sinalizaram à CREDN do Senado que acompanha o caso a possibilidade de rever as tarifas ainda que afetam os setores dos pescados e do café.
Outro setor em que negociações diplomáticas legislativas podem avançar para retirar da taxação adicional é o aeroespacial. Trad lembra que a Empresa brasileira de aeronáutica (Embraer), mantém diversos contratos internacionais e avalia instalar linhas de montagem do cargueiro militar KC-390 nos Estados Unidos e na Polônia. A medida, segundo o senador Nelsinho Trad, ampliaria a presença global da empresa e mitigaria barreiras comerciais.
A celulose, que escapou da sobretaxa, segue no centro da agenda do parlamentar. Nesta semana, em Brasília, ele se reuniu com a embaixadora da Dinamarca, Eva Pedersen, para tratar do avanço do acordo entre o Mercado Comum da América do Sul (Mercosul) com a União Europeia, prioridade para o segmento durante a presidência dinamarquesa do bloco no segundo semestre.
O senador Nelsinho Trad informou também que vai propor uma audiência pública a respeito de novos mercados para a celulose e outros produtos estratégicos do estado do Mato Grosso do Sul, no âmbito da CREDN.


























