O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) que deixará o cargo e permanecerá na função apenas até a escolha de seu sucessor. Segundo ele, a transição deverá ser concluída antes do retorno do Parlamento britânico do recesso, em setembro.
Starmer afirmou ter comunicado sua decisão ao rei Charles e disse que trabalhará para garantir uma passagem de poder tranquila. “Permanecerei no cargo até o término da disputa e farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir uma transição de poder ordenada. Darei total apoio ao meu sucessor”, declarou.
A renúncia ocorre após meses de pressão interna no Partido Trabalhista. O desgaste aumentou nos últimos dias com a eleição do rival interno Andy Burnham para o Parlamento, fortalecendo movimentos por uma mudança na liderança da legenda.
Em discurso de despedida, Starmer agradeceu aliados e servidores públicos e afirmou que pretende dedicar mais tempo à família. “Ouvi a resposta do meu partido parlamentar e a aceito com humildade”, disse.
O sucessor será escolhido em um processo interno do Partido Trabalhista. Para concorrer, os candidatos precisarão do apoio de ao menos 20% dos parlamentares trabalhistas. Caso mais de um nome alcance o número necessário de apoios, a decisão final será tomada por votação dos filiados e organizações ligadas ao partido.


















