MATO GROSSO

FOGO NA VEGETAÇÃO

Incêndio mobiliza bombeiros e consome 20 mil litros de água em trilha de Sinop

publicidade

publicidade

Um incêndio em uma área de vegetação na Trilha da Bica, em Sinop, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (21). As chamas exigiram uma grande operação para evitar que o fogo avançasse pela região.

 

O chamado foi registrado por volta das 13h45. Três equipes do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para combater o incêndio e controlar os focos que se espalhavam pela vegetação.

 

Para conter as chamas, os militares utilizaram aproximadamente 20 mil litros de água. Caminhões-pipa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente também reforçaram o trabalho durante a ocorrência.

 

Depois de controlar o incêndio, os bombeiros iniciaram o rescaldo, uma etapa fundamental para eliminar brasas e possíveis focos escondidos que poderiam provocar uma nova queimada.

 

Toda a área atingida foi vistoriada pelas equipes. Apesar da intensidade da ocorrência, não houve registro de pessoas feridas.

 

As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas. A ocorrência chama atenção para os riscos das queimadas, especialmente durante o período de restrição ao uso do fogo.

Leia Também:  Produtor rural morre carbonizado após caminhonete despencar de ribanceira na Serra de São Vicente

 

Provocar incêndio em mata ou floresta é crime ambiental e pode resultar em prisão de dois a quatro anos, além de multa. Em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

 

Nas áreas rurais dos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, o uso e o manejo do fogo estão proibidos de 1º de julho a 30 de novembro de 2026. Situações de uso irregular do fogo podem ser denunciadas pelo 193, do Corpo de Bombeiros, ou pelo 190, da Polícia Militar.

 

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Slide anterior
Próximo slide

publicidade