CENTRO-OESTE

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Encontro

Fávaro e Eduardo Leite alinham ações sobre gripe aviária e apoio aos produtores rurais gaúchos

O governador Eduardo Leite agradeceu o empenho do governo federal. “Confiamos nos encaminhamentos que estão sendo apresentados. Esse tempo de prorrogação será essencial para fecharmos a melhor proposta técnica possível”.  (Foto: Divulgação / Secom-MAPA)

publicidade

Ministro da Agricultura e Pecuária e governador gaúcho destacaram a parceria para conter a gripe aviária e buscar soluções para as dívidas rurais.

 

Por Humberto Azevedo

 

Nesta terça-feira (20), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reuniram-se em Brasília para tratar do enfrentamento da situação de emergência da gripe aviária no município de Montenegro (RS) e da situação das dívidas dos produtores rurais gaúchos, agravada por mais um ano de estiagem. 

 

Sobre a gripe aviária, Fávaro destacou a eficiência da atuação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal. Fávaro também ressaltou que, embora a expectativa fosse iniciar o chamado “marco zero” do ciclo de 28 dias previsto nos protocolos internacionais para esta quarta-feira, 21 de maio, será necessário adiar para o dia seguinte, quinta-feira, 22 de maio, pois a desinfecção da granja ainda precisa ser concluída. 

 

“A parceria com o estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Agricultura tem sido fundamental. A atuação tripartite mostra a robustez do sistema sanitário brasileiro e está permitindo que o bloqueio seja eficiente, impedindo a disseminação do vírus. A gente precisa garantir que os 28 dias de observação ocorram sem novos focos. Por isso, estamos reforçando as ações para que tudo esteja perfeitamente seguro”, afirmou o ministro. 

Leia Também:  Proposta altera Lei das Sociedades Anônimas do Futebol

 

O governador Eduardo Leite reforçou a importância do trabalho conjunto e elogiou a dedicação das equipes técnicas envolvidas. Leite ainda acrescentou que o caso será um exemplo positivo da seriedade com que o Brasil trata a sanidade animal. 

 

“Estamos muito tranquilos com os encaminhamentos. O trabalho está sendo feito com responsabilidade, e isso mostra o compromisso do sistema de defesa sanitária brasileiro e gaúcho”, afirmou. 

 

APOIO

 

Para o governador gaúcho, “o importante agora é afinar as soluções e tomar uma decisão concreta para dar tranquilidade aos produtores, que querem trabalhar, mas enfrentam há anos as adversidades do clima”. (Foto: Divulgação / Secom-MAPA)

Outro tema importante da reunião foi a situação financeira dos produtores rurais do estado. Com mais um ciclo de estiagem e perdas na safra, o setor vive um momento de dificuldade. Segundo o ministro Fávaro, o governo federal reconhece a necessidade de prorrogar as dívidas dos agricultores gaúchos e trabalhará em uma proposta mais estruturada para dar fôlego ao setor. 

 

“A prorrogação é um consenso entre os ministérios da Agricultura e Pecuária, da Fazenda e do Planejamento e Orçamento. Mas queremos ir além, construir uma solução que dê condições reais de investimento aos produtores, considerando as boas práticas, irrigação e manejo de solo”, explicou o ministro. 

Leia Também:  Governo estuda corrigir tabela do Imposto de Renda pela inflação

 

Com informações de assessoria.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade