25 C
Cuiabá
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Deputados e representantes discutem áreas úmidas do Vale do Araguaia e Guaporé na ALMT

Representantes do Araguaia e Guaporé discute situação de logisticas e demarcações em audiência pública nesta quinta-feira (05). 

Da Redação – Vanessa Alves / Reportagem Local: Jean Gusmão

Está ocorrendo na manhã desta quinta-feira (05), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a audiência pública que irá debater e  propor encaminhamentos sobre áreas úmidas do Vale do Araguaia e Vale do Guaporé, as rodovias federais BR-158, 242 e 080, e a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). A audiência foi requerida de forma conjunta com o deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) o deputado Valmir Moretto (Republicanos).

No local, compareceram várias comitivas dos municípios da região do Araguaia, com cartazes pedindo respaldos para as cidades.

Jean Gusmão/RDM Online

Estão presente na audiência, superintendente do Ibama de Mato Grosso, Cibele Madalena Xavier Ribeiro de Matos, Secretário-adjunto de Planejamento Gestão do Estado, Sandro Brandão, e as autoridade que compões dos dispositivos de honra, o Procurador Geral da ALMT, Dr. João Gabriel, prefeito do município de Querência, Fernando Gorgem, prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos, presidente do Consócio Médio Araguaia, João Bang, prefeito de Vila Rica, Abmael Borges, prefeita de São Feliz do Araguaia, Janailza Taveira, prefeita de Conquista D’Oeste, Maria Lucia, prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, Jacob André, prefeito de Cocalinho, Márcio Aguiar, prefeito de Santo Antônio, Adão Nogueira, prefeito de Luciara, Parassu de Souza, presidente da Famato, Vilmond Tomain, presidente da Aprosoja, representado por Lucas Bier, entre outros.

O deputado Júlio Campos (União), propôs um iniciar um trabalho jurídico, constitucional e legal para revogar a Lei Estadual 8830/2008, que dispõe sobre a Política Estadual de Gestão e Proteção à Bacia do Alto Paraguai no Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Jean Gusmão/ RDM Online

“Coloco me a disposição Dr. Eugênio, para iniciarmos um trabalho para revogar a Lei Estadual aprovado por essa casa em 2008, no governo Blairo Maggi, que é o câncer contra o Araguaia e contra o Guaporé, baseado nisso, surgiu o baseado decreto 1199/2021 que que fez e está fazendo em aterrorizar nossos produtores rurais”, afirmou o deputado em sua fala no plenário.

Entenda o assunto: 

Proposto pelo deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB), a audiência tem por intuito se discutir os entraves de infraestrutura e investimento da região do Araguaia. Para ele, os modais de logística, as rodovias e a ferrovia, interligados, são essenciais para o escoamento da produção agropecuária, novos investimentos, alavancagem de negócios e mobilidade da população na região do Araguaia.

“A nossa região do Araguaia está passando por um bom momento de investimentos do Governo de Mato Grosso e do Governo Federal. Principalmente na infraestrutura e logística, e também quanto às questões ambientais”, afirmou o deputado.

 

 

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS