24 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img

Conselho da Petrobras nomeia presidente interino até posse de Prates

O Conselho de Administração da Petrobras definiu o nome de João Henrique Rittershaussen como o próximo presidente da empresa, de forma interina. A decisão, antecipada pelo Metrópoles, foi anunciada oficialmente pela empresa em comunicado ao mercado nesta manhã. O conselho deliberou sobre a renúncia do agora ex-presidente da estatal Caio Paes de Andrade e declarou a vacância do cargo. Em seguida, Rittershaussen foi designado como presidente interino. Rittershaussen é o atual diretor executivo de Desenvolvimento da Produção da companhia. Ele ficará no cargo até que o futuro presidente da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT-RN), escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assuma o posto.

AUMENTO DE COMBUSTÍVEIS

Você sabe o que é o Combustível Verde? Conheça suas vantagens

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão de controle da concorrência, pediu a abertura de um inquérito para investigar o aumento no preço dos combustíveis no período de transição do governo, entre o fim de dezembro e o início de janeiro. O documento foi assinado na manhã desta quarta-feira pelo presidente do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo. Segundo Macedo, o aumento do preço em diferentes postos pode ser considerado colusão, prática anticoncorrencial definida como “promover, obter ou influenciar a adoção de conduta comercial uniforme ou concertada entre concorrentes”.

VÍTIMAS DE COVID

A Associação Brasileira das Vítimas de Covid-19 (Abravico) recorreu da decisão da vice-PGR, Lindôra Araújo, de arquivar ação contra Jair Bolsonaro pela atuação do governo, durante a pandemia, em relação aos povos indígenas. Na ação original, a Abravico pede que Bolsonaro responda criminalmente no STF. Em dezembro, Lindôra determinou o arquivamento e argumentou que a ação apresentada não exemplificava prática delitiva por parte de Bolsonaro. Agora, a Abravico requer que a ação seja encaminhada diretamente ao PGR, Augusto Aras, ou ao Órgão Especial do Colégio de Procuradores Gerais da República.

AUXÍLIO BRASIL

Divulgado calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para 2023 | Agência  Brasil

O governo federal vem estudando a possibilidade de anistiar as dívidas dos beneficiários do Auxílio Brasil – que voltará a se chamar Bolsa Família – que fizeram empréstimo consignado no ano passado, informa O Estado de S. Paulo. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, confirmou ao jornal que o tema está em debate no âmbito de um programa mais amplo de renegociação de dívidas a ser anunciado pela nova gestão. “Tem uma proposta de anistia para os endividados. Ainda não é possível dizer [os detalhes do programa] porque há aspectos legais que envolvem um banco”, afirmou.

ORDEM NA ESPLANADA

Os dois primeiros dias de governo de Lula trouxeram novidades diversas na gestão do país. Novos ministros foram empossados, com mais ministérios, perfis bem distintos do que governo que saiu e atos do antigo presidente revogados. As mudanças não foram só nesse campo. Nas posses ocorridas até agora, surgiram novas expressões, palavras de ordem e discursos, que se repetem nessas cerimônias. Por exemplo: pegou, durante as solenidades de posse, o grito dos petistas contra qualquer concessão a Jair Bolsonaro. É a palavra de ordem “sem anistia”. Repetida toda vez que há críticas a Bolsonaro e seu comportamento como governante.

FALTA DE RESPEITO

Morre Pelé: veja contribuições do Rei do Futebol para a cultura pop

Sob o título “Falta de respeito: jogadores do Brasil não compareceram ao enterro de Pelé”, o poderoso jornal britânico The Guardian dedicou reportagem de página inteira nesta quarta-feira, em sua edição impressa. “Centenas de milhares de pessoas esperaram por horas sob um sol escaldante na segunda-feira para passar pelo caixão da lenda do futebol recém-falecida no estádio Vila Belmiro do Santos. Mas apenas um punhado de vencedores da Copa do Mundo do Brasil fez a viagem de 80 quilômetros ao longo da costa de São Paulo para prestar homenagem. Ricardo Kaká, Neymar da Silva Santos Júnior e Ronaldo Nazario entre os alvos de críticas”, diz o The Guardian.

UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, é empossado ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, na manhã desta quarta-feira, no Palácio do Planalto. A cerimônia estava prevista para as 11h, mas começou às 11h24 por causa de filas para entrar na sede do governo federal, em Brasília. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama do Brasil, Janja, e ministros participam da solenidade. Na prática, a pasta tem como função promover o desenvolvimento industrial do país, contribuindo para o crescimento econômico por meio da intensificação do comércio exterior e do fortalecimento do mercado interno.

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS