Nove dias após o afastamento dos vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB) por decisão judicial decorrente da Operação Perfídia, a Câmara de Cuiabá ainda não convocou os suplentes Rafael Yonekubo (PL) e Gustavo Padilha (PSB) para assumir as vagas. A presidência da Casa alega que aguarda informações oficiais da Polícia Civil para dar andamento ao processo.
Os suplentes demonstram surpresa com a demora. “Já tem praticamente duas semanas […] Eu estou achando demorado, porque se a Justiça já afastou… Mas eu estou pronto para assumir”, disse Rafael Yonekubo, que obteve 1.158 votos nas últimas eleições. Para Gustavo Padilha, que teve 2.113 votos, o afastamento judicial deveria acelerar a convocação. “O regimento prevê 30 dias, mas isso é para licenças médicas. Estamos falando de uma liminar”, afirmou.
A presidente da Câmara, Paula Calil (PL), justificou que a Casa precisa do acesso formal aos autos do inquérito para evitar erros. A previsão é que as convocações ocorram apenas na próxima semana. A decisão judicial que afastou os parlamentares é por tempo indeterminado.
Chico 2000 e Joelson são investigados por supostamente receberem propina para aprovar projetos ligados a pagamentos atrasados da Prefeitura de Cuiabá a uma empresa, em 2023. Ambos foram alvos da operação no dia 29 de abril.


































