A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) registrou índice de abstenção de 21,92% na aplicação das provas do Vestibular de Inverno 2026, realizada neste domingo (15). O percentual é ligeiramente superior ao registrado na edição anterior, quando a ausência de candidatos foi de 21,59%.
Nesta edição, a prova presencial contou com 4.120 inscritos concorrendo a 790 vagas distribuídas em 39 cursos de graduação. Os exames foram aplicados em nove municípios catarinenses: Balneário Camboriú, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul.
Os candidatos responderam, pela manhã, questões de Matemática, Biologia, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Língua Estrangeira. No período da tarde, realizaram provas de Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e a redação. O gabarito preliminar e os cadernos de provas serão divulgados ainda neste domingo, a partir das 21h.
Entre os cursos mais concorridos da seleção presencial, Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), liderou a disputa com 35,2 candidatos por vaga. Na sequência aparecem Bacharelado em Educação Física (15,4), Administração noturno (12,15), Medicina Veterinária (11,3) e Administração vespertino (10,9).
Além da prova presencial, a Udesc também oferece vagas por meio da análise do histórico escolar do ensino médio. O resultado final do Vestibular de Inverno 2026 será divulgado em 1º de julho, e os aprovados iniciarão as aulas no segundo semestre letivo, com início previsto para 3 de agosto.
























