A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu na tarde desta terça-feira (4) uma comitiva do governo estadual para discutir a retomada das obras no Centro Oficial de Treinamento (COT) Barra do Pari, projeto que, após 11 anos paralisado, será transformado em um Polo de Segurança Pública. O encontro contou com a presença do secretário adjunto de Segurança Pública (SESP-MT), coronel PM Heverton Moretti, e do secretário adjunto da Sinfra-MT, Isaac Nascimento Filho. O novo empreendimento tem como objetivo a construção da Academia Integrada de Segurança Pública, aproveitando parte das estruturas já existentes no local, que deveria ter sido utilizado para a Copa do Mundo de 2014.
O coronel Heverton Moretti explicou que a ideia de transformar o COT em um centro de treinamento para as forças de segurança foi apresentada ao governador Mauro Mendes, destacando a importância estratégica da revitalização da área. O projeto, orçado em R$ 150 milhões, vai oferecer infraestrutura para treinamento das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Politec e até a Guarda Municipal de Várzea Grande. “Será um investimento significativo, que trará valorização para a região e um avanço na capacitação dos profissionais de segurança pública”, afirmou Heverton.
Durante a reunião, foi discutida a necessidade de agilizar as etapas burocráticas, como a liberação do alvará de construção e outras licenças necessárias para iniciar as obras. A prefeita Flávia Moretti confirmou o compromisso da administração municipal em apoiar a celeridade do projeto, destacando a importância da obra para a segurança e o desenvolvimento urbano de Várzea Grande. “A transformação deste espaço, que era um fracasso da Copa, em um centro de excelência para a segurança pública é motivo de orgulho para nossa cidade”, disse ela.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Manoela Rondon, ressaltou que a intervenção vai além de uma simples obra de infraestrutura, sendo uma revitalização importante para a área, integrada ao plano de desenvolvimento urbano da cidade. Com a obra já licitada e contrato assinado, as partes envolvidas esperam dar início à construção nos próximos 20 dias, com previsão de conclusão em dois anos. O projeto é visto como um marco para a segurança pública e o desenvolvimento de Várzea Grande.































