CENTRO-OESTE

Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Polícia Ambiental de Mato Grosso do Sul faz ações de orientação sobre animais silvestre

Conscientização da PMA sobre riscos de alimentar animais silvestres. Em áreas como Pantanal, Bonito e outros locais que recebem grande fluxo de turistas. (Foto: Arte / Secom-MS)

publicidade

Todo ano o governo de MS realiza campanhas nas estradas sobre os animais silvestres para evitar a ceva (oferecer alimentos), maus tratos e atropelamentos, seja com cartazes ou placas em locais estratégicos para conscientização.

 

Por Humberto Azevedo

 

Com objetivo de levar orientação à população sobre animais silvestres, a Polícia Ambiental do estado de Mato Grosso do Sul realiza uma série de ações, campanhas e expedições para conscientizar ribeirinhos, pantaneiros e turistas sobre esta convivência e que práticas são consideradas ilegais.

 

Uma das grandes preocupações das autoridades é evitar o ato de “cevar animal”, que consiste na oferta de comida ou deixar alimentos para atrair animais silvestres. Este ato é ilegal e criminoso, considerado também como uma ação de maus tratos, previsto na legislação estadual de proteção à fauna.

 

Esta ação da Polícia Ambiental tem a orientação por meio de panfletos, placas e parcerias com ongs e instituições do terceiro setor. As autoridades policiais realizam ainda uma expedição de educação ambiental junto aos ribeirinhos, que já está na décima edição, tendo como um dos focos principais a conscientização e educação ambiental.

Leia Também:  Em aceno ao Brasil, China chancela Dilma e aposta em expansão dos Brics

 

Ataques de onças-pintadas são muito atípicas, já que existe esta convivência histórica e antiga dos pantaneiros e ribeirinhos com animais silvestres, mesmo assim é preciso tomar devidos cuidados e precauções. (Foto: Silas Ismael / Secom-MS)

Realizada por via fluvial, a expedição tem duração de uma semana, com a participação de instituições públicas e privadas, com a oferta de uma série de serviços sociais (educação, saúde, psicológico, distribuição de roupas, jurídico) às crianças, jovens e adultos.

 

Com informações de assessoria.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Slide anterior
Próximo slide

publicidade

Slide anterior
Próximo slide