MATO GROSSO

PF participa da Cúpula Regional de Segurança e Justiça Brasil 2026

publicidade

publicidade

Brasília/DF. A Polícia Federal, representada pelo diretor-geral Andrei Rodrigues, participou, nesta quarta-feira (5/8), da terceira Cúpula Regional de Segurança e Justiça – Brasil 2026, encontro que teve como objetivo discutir como polícias, autoridades aduaneiras e tributárias, unidades de inteligência financeira, setor privado e organismos de cooperação regional podem proteger corredores logísticos e ativos estratégicos diante de economias criminosas convergentes.

O evento, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ocorreu nos dias 5 e 6 de agosto, em Brasília/DF, e reuniu ministros dos países integrantes da Aliança, representantes dos países membros não regionais do BID, parceiros estratégicos, como a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), além de especialistas em segurança e justiça.

Durante a cúpula, foram discutidos temas relacionados à segurança, ocasião em que foi destacada a evolução do trabalho desenvolvido pela Polícia Federal na proteção de corredores logísticos e na desarticulação das cadeias econômicas que sustentam diferentes atividades criminosas, especialmente com a consolidação das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) como instrumento permanente de atuação interagências.

Leia Também:  FICCO/AM apreende 48 quilos de drogas no interior do Amazonas

O diretor-geral participou do Painel e Diálogo 2: Recursos Estratégicos e Economias Criminosas, no qual pontuou a atuação do Estado no enfrentamento ao crime organizado, destacando que o poder público deve responder a essas ameaças com inteligência, cooperação, investigação financeira e respeito às competências de cada instituição.

Ele destacou, ainda, a importância da cooperação policial internacional, mencionando o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia), o fortalecimento das parcerias com instituições como o BID e a atuação coordenada entre a PF e forças policiais estrangeiras em operações conjuntas.

Na abertura da cúpula, o MJSP e o BID assinaram um memorando de entendimento para firmar capacidades institucionais, com foco em ações de segurança e no combate ao crime organizado. 

Estiveram presentes no painel a diretora adjunta da Diretoria de Segurança Nacional do Suriname, Carmen Van Dijk; o ex-ministro da Fazenda do México, José Antonio González Anaya; a diretora de Programa de Crimes Ambientais e Finanças Ilícitas da FACT Coalition, Julia Yansura; e o moderador e especialista da Divisão de Segurança Cidadã do BID, Fernando Cafferata.

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  Forças de segurança apreendem 376 quilos de drogas e quatro armas de fogo; prejuízo ao crime de R$ 5 milhões

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade