24 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img

Mourão sobre indulto: “Presidente agiu dentro da discricionariedade”

O vice-presidente Hamilton Mourão comentou hoje o indulto concedido pelo presidente Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira, condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 8 anos de prisão, inegibilidade e multa. “Cada um aí cumprindo o que tem a fazer. E nessa questão o presidente agiu dentro do que a Constituição Federal lhe dá a discricionariedade para realizar”, disse o general ao ser questionado sobre a atuação do governo e do Judiciário em relação ao caso do parlamentar. O vice ainda mencionou a sua carreira no Exército brasileiro e deu destaque à calma, que é necessária nesse momento, segundo ele. “Eu sou oficial de artilharia, então, o artilheiro se destaca pela calma incrível ante o perigo cheio de inquietude. A gente tem que ter calma nessa hora, vamos manter a calma, só isso”, afirmou Mourão.

ECONOMIA

O grupo de alimentação e bebidas teve alta de 2,25% em abril, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que estabelece uma prévia da inflação oficial do país. Depois do segmento de transportes (3,43%), esse foi o setor com a maior alta identificada no mês. A alta foi impulsionada pelos preços dos alimentos para consumo no domicílio (3%). Os destaques ficaram com o tomate (26,17%) e o leite longa vida (12,21%), que contribuíram conjuntamente com 0,16 ponto percentual no resultado do mês. Outros produtos importantes na cesta de consumo dos brasileiros, como a cenoura (15,02%), o óleo de soja (11,47%), a batata-inglesa (9,86%) e o pão francês (4,36%), também tiveram altas expressivas, de acordo com o IBGE.

DE VOLTA AO NINHO 

Depois do fracasso de mais uma reunião de líderes dos partidos interessados em lançar um candidato nem Lula nem Bolsonaro, o deputado Baleia Rossi (SP), presidente do MDB, confidenciou a um amigo o que se trama às escondidas. O PSDB, que tem João Doria, ex-governador de São Paulo, como seu candidato, escolhido em eleições primárias, apoiaria a senadora Simone Tebet (MDB-MS) para a sucessão de Bolsonaro. Leite renunciou ao governo gaúcho movido pela ideia de ser o candidato da terceira via. Voou, voou, para voltar ao ninho com a conversa de que não será candidato à reeleição, mas a um novo mandato de governador. Debocha da inteligência dos gaúchos.

ENERGIA

A Aneel  aprovou ontem o orçamento de R$ 32,1 bilhões para financiamento de subsídios concedidos na conta de luz. Segundo estimativas da agência, o consumidor arcará com R$ 30,2 bilhões do montante –crescimento de 54,8% em relação a 2021. Os brasileiros pagam mensalmente um encargo chamado CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), destinado ao custeio dos subsídios. Esse valor crescerá. A maior alta deve ser na conta de luz dos clientes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que deve encarecer 4,65%. No Norte e no Nordeste, o percentual estimado pela agência é de 2,41%. Na média nacional, o aumento deve ser de 3,39%.

ASPAS DE CIRO

O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes, voltou a falar sobre sua aproximação com a chamada 3ª via depois da saída do ex-juiz Sergio Moro da corrida eleitoral. Em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, no programa Manhã Bandeirantes nesta terça o pedetista criticou o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e disse que sua desistência possibilitará o diálogo com o presidente do União Brasil, Luciano Bivar. Ao falar sobre Moro, Ciro disse que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública teria “garantido” a impunidade do ex-presidente Lula (PT) ao transformar os autos do processo em um “palanque político”. “Sergio Moro é um bandido, que traiu a toga, botou um político a cadeia. Foi ser ministro de outro político, depois foi trabalhar para uma multinacional, ganhar em dólar, vender informação privilegiada e, está aí, revelou-se o grande canalha que ele é. E eu não vou deixar de dizer isso por que acho que isso tem que ser consignado na história”, disse.

AUTONOMIA

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que há dificuldades de conduzir a autoridade monetária sem uma autonomia “mais ampla”, que inclua a independência administrativa e financeira. Ele falou durante evento no Senado em homenagem ao seu avô, o economia Roberto Campos. O presidente Jair Bolsonaro sancionou a autonomia do Banco Central em fevereiro de 2022. O texto define mandato fixo de 4 anos para o presidente e os diretores da autoridade monetária, o que visa blindar o órgão de pressões político-partidárias. O Banco Central não pode definir, por exemplo, reajustes salariais de servidores. A decisão é feita na realização do orçamento do governo federal. Os funcionários públicos da autoridade monetária entraram em greve para pressionar o aumento salarial em abril.

CAUTELA

O Brasil registrou 144 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, mostram os dados do Ministério da Saúde desta terça. Ao todo, são 662.866 vítimas da doença no país desde o início da pandemia. A média móvel de mortes voltou a ficar acima de 100, depois de 5 dias abaixo do patamar. No entanto, o número segue apresentando tendência de queda depois de 2 meses. Foram registrados também 22.142 novos casos de covid-19 no mesmo período. No total, o país soma 30.378.061 diagnósticos confirmados. O Brasil registra atualmente 3.107 mortes por milhão de habitantes. São 11 Estados e o Distrito Federal com mais de 3.000 mortes por milhão. A pior situação é a do Rio de Janeiro, que tem 4.195 vítimas por milhão. As taxas consideram o número de mortes confirmadas pelo Ministério da Saúde e a estimativa populacional do IBGE.

GUERRA

A Rússia afirmou nesta quarta ter destruído 59 alvos militares ucranianos durante a noite. Entre eles, um depósito de armas na região de Zaporizhzhia. Segundo o Ministério da Defesa russo, mísseis Kalibr “destruíram hangares com um grande lote de armas e munições estrangeiras fornecidas às tropas ucranianas pelos Estados Unidos e países europeus”. O Kremlin alertou os Estados Unidos sobre o envio de armas à Ucrânia. Em comunicado emitido o embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov, disse que a medida pode “inflamar ainda mais o conflito e levar a mais perdas”. No domingo o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, prometeu uma nova assistência militar de U$ 713 milhões durante visita a Kiev. A nova ajuda financeira elevaria o valor total já repassado ao país desde o início do conflito para U$ 3,7 bilhões.

GRIPE AVIÁRIA

A China confirmou o 1º caso de gripe aviária H3N8 em seres humanos. As autoridades sanitárias informaram, porém, que o risco de transmissão em larga escala é baixo. Trata-se de um menino de 4 anos que mora na província central de Henan. A Comissão Nacional da Saúde (CNS) da China disse que a criança teve diagnóstico positivo para a cepa depois de ser hospitalizado com febre e outros sintomas. Segundo a CNS, a família do menino cria galinhas em casa, a qual fica localizada em uma região com a presença de patos silvestres. Familiares e pessoas próximas ao menino não foram infectadas pela H3N8. No ano passado, as autoridades chinesas detectaram o 1º caso mundial de gripe aviária H10N3 em humanos. Segundo a CNS na época, o risco de transmissão do vírus era reduzido. Nenhuma pessoa próxima ao paciente infectado foi diagnosticada com a doença.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS