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sexta-feira, maio 17, 2024
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Mato Grosso terá de qualificar 189.717 trabalhadores em profissões industriais até 2023

O estado de Mato Grosso terá de qualificar 189.717 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para subsidiar a oferta de cursos da instituição. Essas ocupações têm em sua formação conhecimentos de base industrial e por isso são oferecidas pelo Senai, mas os profissionais podem atuar em qualquer setor da economia.

A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (32%) estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial). Nesse grupo estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentes e que se tornam disponíveis devido a aposentadoria, entre outras razões.

Além de subsidiar a oferta de cursos do Senai, o Mapa do Trabalho pode apoiar jovens na escolha da profissão e trabalhadores que desejam se recolocar no mercado. “O profissional qualificado de acordo com a necessidade do mundo de trabalho tem mais chances de manter o emprego e também pode conseguir uma nova oportunidade mais facilmente quando as vagas forem oferecidas”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

De acordo com a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, o Senai atua nas áreas mapeadas pelo estudo de acordo com a vocação econômica de cada região do estado. Outro foco da instituição é ampliar a compreensão dos conceitos e tecnologias da Indústria 4.0, preparando os profissionais para melhorar a competitividade das empresas.

“As novas tecnologias trazem o aperfeiçoamento necessário para elevar a produção com qualidade e sustentabilidade, sendo fundamental que todo o estudante tenha esses conceitos bem claros. Além disso, o Senai MT tem inovado em suas ofertas, com cursos que não haviam no estado, principalmente em formações Técnicas, Graduação e MBA. Nossa meta é sempre estar um passo à frente e garantir que os profissionais formados pela instituição sejam os primeiros no processo de mudança, fomentadores de soluções para o fortalecimento de toda cadeia produtiva”.

FORMAÇÃO DE TÉCNICOS – As áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica em Mato Grosso são transversais; energia e telecomunicações; logística e transporte; metalmecânica e construção. Profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção.

Cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h (1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio. Ao término, o estudante recebe um diploma.

Áreas com maior demanda por formação – Técnicos

Áreas Demanda 2019-2023
Transversais 6.564
Energia e telecomunicações 3.059
Logística e transporte 2.786
Metalmecânica 2.378
Construção 2.235

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Técnicos

Ocupações Profissionais a serem qualificados
Técnicos de controle da produção 3.122
Técnicos em eletricidade e eletrotécnica 1.543
Técnicos em eletrônica 1.516
Técnicos em operação e monitoração de computadores 1.055
Supervisores da construção civil 1.044
Especialistas em logística de transportes 998
Técnicos em transportes rodoviários 876
Técnicos de planejamento e controle de produção 842
Supervisores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo 750
Técnicos em construção civil (obras de infraestrutura) 713

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Já os cursos de qualificação são indicados a jovens ou profissionais, com escolaridade variável de acordo com o exercício da ocupação, e buscam desenvolver novas competências e capacidades. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão. As áreas que mais vão exigir a capacitação de trabalhadores com esse tipo de formação, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 serão:

Áreas com maior demanda por formação – Qualificação (+200h)

Áreas Demanda 2019-2023
Metalmecânica 13.465
Energia e telecomunicações 4.464
Alimentos 3.911
Eletroeletrônica 1.874
Equipamentos de transporte e veículos 1.288

Áreas com maior demanda por formação – Qualificação (-200h)

Áreas Demanda 2019-2023
Logística e transporte 26.346
Alimentos 22.682
Transversais 20.390
Metalmecânica 20.210
Construção 17.722

Segundo o Mapa, entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados estão mecânicos de manutenção de veículos automotores; instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados, entre outras:

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Qualificação (+200h)

Ocupações Profissionais a serem qualificados
Mecânicos de manutenção de veículos automotores 4.155
Instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados 3.239
Mecânicos de manutenção de máquinas industriais 2.942
Preparadores e operadores de máquinas-ferramenta convencionais 2.237
Mecânicos de manutenção de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas 1.946
Padeiros, confeiteiros e afins 1.645
Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos 1.538
Eletricistas de manutenção eletroeletrônica 1.221
Trabalhadores de instalações elétricas 1.157
Operadores de máquinas para costura de peças do vestuário 830

 

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Qualificação (-200h)

Ocupações Profissionais a serem qualificados
Motoristas de veículos de cargas em geral 22.186
Magarefes e afins 20.641
Alimentadores de linhas de produção 17.005
Trabalhadores da mecanização agrícola 14.309
Ajudantes de obras civis 5.253
Trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações 4.111
Trabalhadores de estruturas de alvenaria 3.508
Apontadores e conferentes 2.739
Trabalhadores de embalagem e de etiquetagem 2.720
Trabalhadores de soldagem e corte de ligas metálicas 2.450

Em relação ao nível superior, as áreas de gestão, informática, e construção serão as que mais vão precisar qualificar profissionais no período de 2019 a 2023, de acordo com o Mapa do Trabalho:

Áreas com maior demanda por formação – Superior

Áreas Demanda 2019-2023
Gestão 3.238
Informática 2.923
Construção 1.028
Logística e transporte 465
Metalmecânica 366

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Superior

Ocupações Profissionais a serem qualificados
Analistas de tecnologia da informação 2.367
Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública 1.204
Engenheiros civis e afins 702
Gerentes de suprimentos e afins 306
Administradores de tecnologia da informação 297
Engenheiros eletricistas, eletrônicos e afins 296
Engenheiros de produção, qualidade, segurança e afins 284
Gerentes de tecnologia da informação 252
Gerentes de manutenção e afins 239
Arquitetos e urbanistas 161

METODOLOGIA  O Mapa do Trabalho Industrial é elaborado a partir de cenários que estimam o comportamento da economia brasileira e dos seus setores; projeta o impacto sobre o mercado de trabalho e estima a demanda por formação profissional industrial (formação inicial e continuada). As projeções e estimativas são desagregadas no campo geográfico, setorial e ocupacional, e servem como parâmetro para o planejamento da oferta de cursos do SENAI.

Na opinião de Rafael Lucchesi, conhecer as necessidades do mercado é fundamental para o planejamento da oferta de formação profissional. “O SENAI é referência em educação profissional porque está alinhado com as necessidades da indústria e mantém seus cursos atualizados com o que existe de mais avançado em termos de tecnologia”, explica.

A instituição possui o Modelo SENAI de Prospecção, que permite prever quais serão as tecnologias utilizadas no ambiente de trabalho em um horizonte de cinco a dez anos. A metodologia já foi transferida a instituições de mais de 20 países na América do Sul e no Caribe. O método foi apontado ainda pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como exemplo de experiência bem sucedida na identificação da formação profissional alinhada às necessidades futuras das empresas.

Fonte: Fiemt

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