30 C
Cuiabá
sábado, maio 4, 2024
spot_img

BLAIRO FORTE NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

BLAIRO FORTE NOVAMENTE NA ESPLANDA


O ex-governador de Mato Grosso, ex-senador e ministro da Agricultura, Blairo Maggi está nos bastidores da transição dos governos. A coluna que está acompanhando de perto, tomou conhecimento que Blairo é atualmente é um nome muito forte go governo do presidente Lula, tanto que deverá emplacar parceiros no governo, como Neri e Fávaro. Além disso tudo, o PP partido do Blairo, deverá alinhar-se a base do Lula.

CRIAS DE BLAIRO


Neri Geller, Carlos Fávaro e Margareth Buzetti deverão estar presentes em Brasília pelos próximos 4 anos, conforme apurou a coluna Direto de Brasília. Neri e Fávaro devem ocupar cargos, respectivos de; secretário geral e o outro Ministro de Estado. Já Margareth Buzetti deverá ocupar a vaga no senado destinada ao senador Fávaro, como 1ª suplente. Mesmo sendo apoiadora da candidatura do presidente Bolsonaro, numa nova composição ela deve passar a compor a base do novo governo. Para os desavisados, ambos são crias do ex-governador de Mato Grosso, ex-senador e ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

LULA

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira, que “é preciso detectar quem está financiando esses protestos que não têm pé nem cabeça”. O petista fez referência às manifestações antidemocráticas que ocorrem pelo país, de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que contestam o resultado das eleições. “Essas pessoas que estão protestando não têm por que protestar; essas pessoas deviam dar graças a Deus pela diferença ter sido menor do que aquilo que nós merecíamos de voto”, disse Lula.

INVESTIMENTO

CNA pede que governo Lula defenda terras de invasões

O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira depois de se reunir com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Entre outros assuntos, o petista falou sobre retomar investimentos em programas sociais. “Vou tomar posse no dia 1º e, se depender de mim, no dia 2 a gente já vai estar colocando obra para funcionar porque precisamos gerar empregos, distribuir renda e fazer o país voltar a crescer”, declarou Lula. “Não podemos ficar chorando ‘Ah, vai gastar’. Muita coisa que as pessoas falam que é gasto, eu falo que é investimento.” “Saúde é investimento porque investir em uma pessoa para ela não ficar doente é investimento. Farmácia Popular é investimento para cuidar da vida das pessoas. Investir na Educação não é gasto, é investimento”, completou.

TRANSIÇÃO DO GOVERNO

O presidente do Cidadania, Roberto Freire, informou o diretório nacional que o partido deverá fazer parte da equipe de transição do governo Lula. A senadora Eliziane Gama será convidada para integrar o time. Eliziane foi uma das lideranças evangélicas que trabalharam na carta que Lula divulgou ao segmento evangélico na reta final do segundo turno. Freire enviou uma mensagem a correligionários num grupo de WhatsApp. Ele disse que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ligou para manifestar gratidão pelo apoio do Cidadania a Lula no segundo turno. De acordo com o relato de Freite, a petista pediu para contar com a sigla na transição.

AUXÍLIO E SALÁRIO MÍNIMO

Lira já não esconde o abismo que o separa de Rodrigo Pacheco | VEJA

Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e a cúpula da CMO (Comissão Mista de Orçamento) deixaram claro ao governo de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ajudarão no avanço da PEC fura-teto se ela ficar limitada a 2 itens: o Auxílio Brasil de R$ 600 e o aumento real do salário mínimo. Não querem que o texto da Proposta de Emenda à Constituição se transforme em um cardápio em expansão, abarcando dezenas de promessas de campanha de Lula e demandas dos mais variados setores, tudo fora do teto de gastos. A equipe de Lula considera pacificada a ideia de a PEC abarcar o custo total do Auxílio Brasil (ou Bolsa Família, como aliados do petista vêm chamando o programa desde o início da transição), inclusive os R$ 105 bilhões que já estão no Orçamento e dentro do teto.

REESTRUTURAÇÃO DOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS

O biólogo e ex-secretário do Ministério do Meio Ambiente João Paulo Capobianco defendeu nesta 4ª feira (9.nov.2022) a reestruturação dos órgãos ambientais. Segundo ele, é necessário não só um “revogaço” de medidas tomadas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), mas também um “avançaço” no setor. “Não adianta nada fazer o ‘revogaço’ e voltar à realidade pré-Bolsonaro. Além de termos retroagido, nesse período a agenda avançou muito no mundo todo, mas nós não evoluímos juntos. Temos que fazer uma ação para corrigir perdas e danos, com uma necessidade de acelerar a agenda. Em vez de ‘revogaço’, eu prefiro um ‘avançaço’, para recolocar o país num patamar em que recupera sua capacidade de gestão e de diálogo construtivo no plano internacional”, declarou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

SEGURANÇA DO SISTEMA ELEITORAL

TSE rejeita pedido de militares sobre dados de eleições passadas

Das 8 entidades convidadas no Brasil pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para compor as missões de observação eleitoral, 7 já divulgaram relatórios sobre o 2º turno do pleito de 2022. Reiteraram a lisura do sistema de votações brasileiro. Além das instituições brasileiras, outros 8 grupos internacionais compuseram as missões, somando mais de 500 observadores. Ainda no dia da votação do 2º turno, em 30 de outubro, as missões publicaram uma nota conjunta reafirmando “a confiança na integridade do processo eleitoral brasileiro, em todas as suas etapas”.

INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) disse que o trânsito na área central de Brasília pode ser interrompido de forma preventiva, eventualmente, após a chegada de mais de 100 caminhões. Os veículos foram direcionados para o Setor Militar, onde manifestantes estão acampados em frente ao Quartel General do Exército. Eles protestam contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidente da República, desde o dia 30 de outubro.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS