Governo de Mato Grosso decretou ponto facultativo para que servidores acompanhem a partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026. Prefeituras, Judiciário e Justiça Eleitoral também alteraram o funcionamento.
A expectativa pela partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026 vai mudar a rotina do serviço público em Mato Grosso. O governador Otaviano Pivetta (Republicanos) decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), garantindo folga aos servidores estaduais para acompanhar o confronto do Brasil. Segundo ele, a medida reconhece a importância do evento esportivo, realizado apenas a cada quatro anos. “Nos dias dos jogos, nossos servidores têm o direito, assim como todo cidadão brasileiro, de assistir às partidas com tranquilidade”, afirmou.
A decisão foi acompanhada por outras administrações públicas. Em Várzea Grande, a prefeitura publicou decreto estabelecendo ponto facultativo durante todo o dia. Já em Cuiabá, o prefeito Abilio Brunini (PL) determinou a liberação dos servidores a partir das 12h, mantendo apenas os serviços considerados essenciais, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em funcionamento normal.
O impacto também chegou ao Poder Judiciário. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso suspendeu o expediente na segunda-feira e informou que os prazos processuais com vencimento na data serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil seguinte, conforme prevê o Código de Processo Civil. Apesar da paralisação administrativa, plantões e serviços urgentes seguirão funcionando normalmente.
A Justiça Eleitoral de Mato Grosso também decretou ponto facultativo na sede do TRE-MT e nos cartórios eleitorais. Com isso, a sessão plenária prevista para segunda-feira foi remarcada para terça-feira (30), por videoconferência, e os prazos processuais serão prorrogados para o próximo dia útil.
Já a Defensoria Pública do Estado manterá apenas o atendimento em regime de plantão durante a segunda-feira. Casos considerados urgentes e emergenciais continuarão sendo atendidos pelos defensores plantonistas em cada núcleo, garantindo o funcionamento dos serviços indispensáveis mesmo com a redução do expediente.
































