MATO GROSSO

ELEIÇÕES 2026

Janaina Riva assume defesa de projeto contra feminicídio e promete levar pauta das mulheres ao Senado

Foto: A Tribuna MT

publicidade

publicidade

A candidata ao Senado Janaina Riva foi convidada para ser madrinha do projeto Mulheres em Cristo, criado no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, com foco no combate ao feminicídio e no apoio a mulheres vítimas de violência. O convite ocorreu durante agenda na terça-feira (15), ao lado do deputado estadual Eduardo Botelho.

 

Criado por Tina Souza, o projeto busca orientar mulheres sobre como denunciar agressões, buscar medidas de proteção e acessar a rede de atendimento. A proposta também pretende aproximar organizações sociais das políticas públicas voltadas à proteção feminina.

 

Durante o encontro, Janaina defendeu uma rede de proteção formada também pela união entre as próprias mulheres. “Nós mulheres temos que nos acolher, nós temos que nos proteger, nós temos que nos abraçar e defender a pauta de todas nós”, afirmou.

 

A candidata também resgatou a experiência da família na defesa de crianças e disse que pretende levar essa pauta para Brasília caso seja eleita. Entre as propostas apresentadas está o chamado “Sem Segunda Chance”, que prevê, segundo ela, penas mais severas para crimes como feminicídio, estupro e violência sexual contra crianças.

Leia Também:  Polícia prende três suspeitos de tortura e homicídio ocorrido há 10 dias em Cáceres

 

“Quando eu chegar em Brasília, como senadora, eu quero lembrar de tudo que construímos, mas acima de tudo eu quero cuidar das crianças e das mulheres do país. Quero que elas sintam que através da minha voz, elas são ouvidas, que elas têm alguém que as represente”, declarou.

 

Janaina também citou mudanças no atendimento às vítimas de violência em Várzea Grande e destacou a importância da Delegacia da Mulher com funcionamento 24 horas. Na avaliação dela, ampliar o acesso à proteção e facilitar o caminho para a denúncia são medidas fundamentais para enfrentar a violência.

 

Em outra agenda, em Cuiabá, a candidata voltou a falar sobre assistência social e defendeu maior participação do poder público no apoio a Apaes, Pestalozzis e organizações que atendem famílias em situação de vulnerabilidade. Ela também propôs mudanças nas regras do BPC para permitir que famílias aumentem a renda sem perder imediatamente o benefício.

 

“Nós precisamos colocar a secretaria de Assistência Social para trabalhar com as Pestalozzis, com as Apaes e com as demais organizações sociais. Com quem faz o social lá na ponta”, afirmou Janaina, defendendo uma aproximação maior entre governo e entidades que atuam diretamente nas comunidades.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade