MATO GROSSO

Edna inicia campanha com proposta de PEC sobre igualdade de gênero

publicidade

publicidade

A candidata a deputada estadual Edna Sampaio (PT) lançou sua campanha nesta quarta-feira (19), em Cuiabá, com uma proposta de emenda à Constituição de Mato Grosso voltada à igualdade de gênero, à proteção das mulheres e à ampliação da participação feminina nos espaços de poder. A minuta prevê, entre outras medidas, a criação de um sistema estadual de proteção às mulheres e metas para a redução do feminicídio.

A proposta estabelece a equidade de gênero nas instâncias decisórias do Estado e proíbe políticas públicas que ampliem a desigualdade entre homens e mulheres. Também prevê o fortalecimento do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, que passaria a ter função deliberativa e participação na definição da destinação de recursos.

Edna relacionou a iniciativa aos índices de violência contra as mulheres em Mato Grosso e à baixa presença feminina na política. “Não podemos aceitar uma sociedade que mata tantas mulheres e que não tem mulheres trabalhadoras nos espaços de decisão política”, afirmou. Segundo dados citados pela candidata, Mato Grosso registrou 195 feminicídios entre 2022 e 2025, e 31 casos em 2026.

Leia Também:  Natasha Slhessarenko é oficializada como pré-candidata ao Governo de Mato Grosso pelo PSD

A PEC é vinculada ao Movimento Mulheres Vivas e está sendo construída a partir de encontros em municípios de diferentes regiões do Estado. O lançamento contou com a presença da candidata ao governo Natasha Slhessarenko e do candidato ao Senado Pedro Taques, além de outras candidatas.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade