Renato Gomes Nery, advogado assassinado em julho, denunciou Sebastião de Moraes Filho ao CNJ por irregularidades em processos
Marcelo Fin – RDM Online
O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Sebastião de Moraes Filho, e o colega João Ferreira Filho foram afastados de seus cargos na quinta-feira (1º) em decorrência de uma reclamação relacionada ao assassinato do advogado Roberto Zampieri, ocorrido em dezembro de 2023. A decisão ocorreu após uma denúncia feita por Renato Gomes Nery, advogado que foi morto no dia 5 de julho deste ano.
No dia 22 de junho de 2023, Renato Gomes Nery havia apresentado uma denúncia ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pedindo o afastamento de Sebastião de Moraes Filho. Nery acusava o desembargador de manipular a convocação de magistrados e cometer irregularidades graves em processos, especialmente quando impedido de julgar casos. A denúncia apontava que o desembargador atuava de maneira escusa e fora dos padrões legais.
No entanto, o CNJ rejeitou o pedido de afastamento em dezembro de 2023, alegando que na ocasião não havia requisitos suficientes para a admissibilidade do julgamento. O advogado Nery havia descrito o comportamento de Moraes Filho como uma “aberração jurídica”, mencionando interferências e articulações irregulares no Judiciário.
A decisão de afastamento de Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho foi tomada no contexto da investigação sobre o assassinato de Roberto Zampieri, que trouxe novas evidências e agravou a situação dos envolvidos.

















