26 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

Deputados de MT co-assinam PEC para Congresso Nacional controlar operações do BNDES no exterior

Por João Pedro Marques, com João Negrão, Iasmim Sousa e Gabriel Duenhas

Membros da bancada federal de Mato Grosso são coautores de Proposta de Emenda à Constituição, que estabelece ao Congresso Nacional competência para autorizar operações de crédito por instituições financeiras controladas pela União, sempre que o objetivo da operação vier a ser executado fora do País. Um dos alvos é o BNDES. Entre eles: Coronel Assis (União), Fabio Garcia (União), Coronel Fernanda (PL), José Medeiros (PL) e Abílio Brunini (PL). A emenda é polêmica.

Imagem: Edição

Concessão de crédito

Outra propositura polêmica veio das mãos do deputado federal José Medeiros (PL), que quer proibir concessão de crédito de enpresas estatais e bancos brasileiros a órgãos internacionais. O Projeto de Lei n. 186/2023 aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Em sua fala, Medeiros disse que: “Recentemente, o governo federal fez declarações no sentido de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) retomará os financiamentos a projetos de engenharia no exterior. Não é admissível o investimento de altas somas de recursos em projetos no exterior, com vantagens duvidosas para o Brasil, enquanto temos internamente inúmeras demandas urgentes dos cidadãos”.

Deputado José Medeiros (PL) / Imagem: Câmara dos Deputados

Retorno da Coronel

A deputada federal Coronel Fernanda (PL) retomou os trabalhos depois de ficar afastada em decorrência de uma cirurgia. Uma das primeiras ações, a parlamentar acompanhou a liberação de “oito patriotas”, em frente da Polícia Penal, no Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME), em Brasília. Confira:

Buzetti em 5 comissões

A senadora Margareth Buzetti (PSD) foi indicada por seu partido para integrar cinco comissões no Senado Federal, dentre elas: de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e na de Meio Ambiente (CMA), onde integrará, como titular, já a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a Comissão de Infraestrutura (CI) e a Comissão de Relações Exteriores e a Defesa Nacional (CRE), a parlamentar integrará como suplente.

Confira fala da senadora:

“Busquei comissões que tenham relação com o nosso estado. É onde discutiremos assuntos que impactam diretamente a vida do agro, da infraestrutura, questões de fronteira e a economia brasileira de forma geral”, diz Margareth.

Senadora Margareth Buzetti (PSD) / Imagem: Redes Sociais

Jayme em 4 comissões

O senador Jayme Campos (União), integrará como titular de 4 comissões no Senado Federal, dentre elas: Infraestrutura, Agricultura e Reforma Agrária, Assunto Sociais e Meio Ambiente.
Ao fazer uso da palavra, Jayme foi enfático ao cobrar dos colegas seriedade nos trabalhos em prol da população. Confira:

“Nós precisamos ter muita seriedade aqui. Eu espero, sobretudo, que não seja transformada esta Comissão em palanque político”, apelou o senador.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS