MATO GROSSO

“A cidade está travada”, diz Abílio ao reconhecer caos e pedir para população ‘suportar um pouco’

publicidade

publicidade

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, admitiu que as obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) têm provocado congestionamentos e transtornos em diversos pontos da capital, mas afirmou que a população precisará “suportar” os impactos temporários para que a primeira etapa do projeto seja entregue ainda em junho.

“Eu tenho observado que as obras estão bem aceleradas e a finalidade é concluir agora no mês de junho. Então, a gente tem que suportar um pouco todo esse congestionamento terrível que está acontecendo na cidade. A cidade está travada, são diversos pontos mais críticos, mas acredito que vai passar esse sofrimento. É melhor do que ficar postergando isso aí para 2027, 2028, e essa obra nunca terminar”, declarou o prefeito durante entrega de obras no bairro Três Barras, no último sábado (16).

Abilio também elogiou o trabalho das concessionárias responsáveis pela execução do modal e afirmou que o ritmo das obras foi intensificado a pedido do governador Otaviano Pivetta. O sistema BRT substituiu oficialmente o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), após anúncio feito em 2020 pelo então governador Mauro Mendes, que alegou menor custo de manutenção e maior flexibilidade operacional.

Leia Também:  ENTREVISTA DO PLANALTO | SANÇÃO DA LEI ANTIFACÇÃO

As obras ganharam força no início de 2024, principalmente na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá, e na Avenida da FEB, em Várzea Grande, com intervenções em drenagem e implantação de pistas de concreto. Apesar da promessa inicial de conclusão dos trechos 1 e 2 ainda em 2024, problemas com empreiteiras atrasaram o cronograma e exigiram novos contratos.

Em março de 2025, parte das intervenções chegou a ser temporariamente paralisada para readequações contratuais e logísticas, quando apenas 18% das obras haviam sido concluídas. Antes de deixar o cargo para Pivetta, Mauro Mendes reajustou o prazo de entrega para junho deste ano, previsão agora reforçada pela atual gestão estadual.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade