32 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 6, 2024
spot_img

TSE mantém minuta golpista em investigação contra Bolsonaro na Corte

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referendou, por unanimidade, decisão do corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, para manter em ação que tramita na Corte contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) minuta de decreto com plano para golpe de Estado. A Corte Eleitoral investiga o ex-presidente, sob a alegação de possível abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação, em decorrência do desvio de finalidade da reunião de Bolsonaro com embaixadores de países estrangeiros, a fim de favorecer sua candidatura à reeleição.

PELA METADE

José Dirceu

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu em condenação imposta pela Operação Lava Jato. A decisão atende recurso da defesa de Dirceu e de seu irmão, Luiz Eduardo, diminuindo a sentença quase pela metade. A decisão, por maioria de votos proferida em sessão desta terça, afastou a condenação por crime de lavagem de dinheiro confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Ainda assim, ficou mantida a condenação por crime de corrupção passiva. Dessa forma, a pena, anteriormente de 8 anos e 10 meses, caiu quase pela metade, passando para 4 anos e 7 meses em regime semiaberto. Os ministros do STJ entenderam que a conduta do ex-ministro não configurou lavagem de dinheiro, mas sim desdobramento do crime de corrupção.

CONVOCAÇÃO

Anderson Torres, ministro da Justiça do governo Bolsonaro, e diretores da PF e PRF fazem coletiva de imprensa sobre a operação para o dia das eleições. Ele aponta para frente, falando em microfone - Metrópoles

O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres e outras oito pessoas serão convocadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os atos antidemocráticos ocorridos em 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro deste ano a depor. Os requerimentos foram aprovados na primeira reunião da investigação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).Ficou aprovado também o calendário para os próximos cinco encontros. Eles ocorrerão em todas as quintas-feiras de março, às 10h. Ao fim destas reuniões, um novo cronograma para abril será planejado.

CRIVELLA RÉU

QG da propina crivella rio de janeiro prisão

A Justiça Eleitoral aceitou denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) no Rio de Janeiro e tornou réu o ex-prefeito da capital fluminense e atual deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) pela acusação de falsidade ideológica eleitoral, conhecida como prática de caixa 2, além de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A decisão se estende a 25 pessoas envolvidas no caso – chamado de QG da Propina – porque, segundo investigação, as negociações de cobranças financeiras, em troca de serviços na prefeitura do Rio, eram feitas dentro de instalações municipais.

NOVAS REGRAS

Foto colorida mostra unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida - Metrópoles

Retomado oficialmente o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida apresenta novas regras para os beneficiários. Entre as novidades será o atendimento prioritário das famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.640, segundo a Medida Provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Anteriormente, o atendimento prioritário era restrito às famílias com renda mensal de até R$ 1.800. Com o teto ampliando, a expectativa do governo é oferecer subsídio de 85% a 95% para a compra dos imóveis.

INFILTRADOS

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva realiza discurso durante Cerimônia de Assinatura dos decretos que criam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que há “bolsonaristas escondidos às pencas” no governo federal. “O que vocês tem que ter é um pouquinho de paciência, porque nós estamos apenas há 40 dias no governo. A gente ainda nem conseguiu montar as equipes que nós temos que montar, porque nós temos que tirar bolsonarista que está lá escondido às pencas”, disse o petista.

PIMENTA NO BOLSO

Pacheco diz confiar no MP sobre busca contra empresários

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), concedeu aumento de 18,13% no valor da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAPS), uma espécie de verba indenizatória de senadores. O reajuste foi assinado em 10 fevereiro e publicado em ato da Comissão Diretora da Casa. O benefício concedido pela Comissão ocorre semanas após a Casa definir a estrutura da nova Mesa Diretora, com Rodrigo Pacheco na presidência e parlamentares de outros seis partidos na composição: MDB, União, PT, PDT, PSB e Podemos.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS