32 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 6, 2024
spot_img

STF terá esquema especial de segurança para cerimônia da posse de Lula

O Supremo Tribunal Federal (STF) terá esquema especial de segurança para a posse do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De forma preventiva, o prédio da Corte será protegido por carros vigilantes e policiais. A posse ocorre em 1º de janeiro de 2023. Viaturas da Polícia Judicial serão estacionadas na frente do prédio da Corte, que fica atrás do Congresso Nacional. A expectativa é que sejam escalados cerca de 50 vigilantes armados e outros 98 desarmados. Os agentes estarão munidos de diferentes tipos de armamentos, desde tasers (armas que disparam choques elétricos) até armas longas, como submetralhadoras. O esquema de segurança a ser aplicado será similar ao do desfile de 7 de Setembro e do segundo turno das eleições. Nas ocasiões havia o temor de a estrutura física do STF ser atacada por bolsonaristas. Hoje, existem manifestantes insatisfeitos com os resultados das urnas, que ainda manifestam e acampam em Quartéis-generais e, em 29 de novembro, foram também para a Esplanada.

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

En la ONU se discute sobre las amenazas globales. Talibanes piden la  palabra - Vatican News

Lula debate com EUA cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU ao primeiro diálogo entre os dois países após o resultado das eleições brasileiras. Do lado da Casa Branca, participaram do evento o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan; e Juan González, assessor especial do Conselho de Segurança para a América Latina. Acompanhando Lula, estavam o ex-chanceler Celso Amorim, Fernando Haddad, cotado para o Ministério da Fazenda, e o senador Jaques Wagner (PT-BA). Segundo Amorim, foram colocados em pauta na reunião, que durou cerca de duas horas, temas ligados ao meio ambiente, em especial, a importância de medidas contra as mudanças climáticas. Assim como o estabelecimento de uma nova governança mundial — com uma reformulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o papel do G20.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

O presidente eleito Lula pretende nomear uma mulher para chefiar o Ministério da Saúde. A opção faz parte do esforço do petista para tentar alcançar paridade de gênero em seu novo governo. Em razão da pandemia da Covid-19, Lula quer nomear uma ministra da Saúde que tenha experiência como sanitarista, o que não necessariamente exige que ela seja formada em medicina. Segundo aliados do presidente eleito, ao menos cinco nomes estão “no radar” dele para o cargo. São eles: Linamara Rizzo Battistella, médica e professora da USP; Lúcia Souto, médica e ex-deputada estadual do Rio de Janeiro; Ludhmilla Hajjar, médica cardiologista; Margareth Dalcolmo, médica pneumologista; Nísia Trindade, socióloga e atual presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

CR7 EM CAMPO

Cristiano Ronaldo é eleito o atleta mais comercializável do mundo em 2022 -  MKT Esportivo

Duelo digno de encerramento das oitavas de final da Copa do Mundo! Nesta terça-feira, Portugal e Suíça se enfrentam em um confronto que promete ser dos mais equilibrados do mata-mata da competição até agora. Vencedor do grupo H, Portugal começou bem a Copa do Mundo, com vitórias contra Gana e Uruguai e atuações de destaque do meia Bruno Fernandes. Porém, na última rodada, perdeu para a Coreia do Sul e terminou a fase de grupos com seis pontos. Já a Suíça ficou em segundo lugar no grupo G, do Brasil, mas com o mesmo desempenho. Apesar da derrota para a Seleção, os suíços terminaram a fase de grupos com a mesma pontuação (seis), depois de vencer os outros adversários da chave: Camarões na estreia e Sérvia em uma partida tensa na última rodada. Enquanto os portugueses podem contar com o talento individual de jogadores em quase todos os setores do campo, os suíços se destacam pelo futebol coletivo.

HOMENAGEM A PELÉ

O Brasil deu um show durante o jogo e depois da partida, nesta segunda-feira, contra a Coreia do Sul, nas oitavas da Copa do Mundo. Ao final do duelo, que terminou em 4 x 1 para os brasileiros, os atletas de Tite foram ao centro do gramado com uma faixa para homenagear Pelé, que está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde trata um câncer. Antes da partida, o Rei mandou mensagem aos atletas do Brasil por meio do Instagram, e relembrou da Copa do Mundo de 1958. “Em 1958, na Suécia, eu caminhava pelas ruas pensando em cumprir a promessa que fiz ao meu pai. Sei que muitos da Seleção fizeram promessas parecidas e também vão em busca da sua primeira Copa do Mundo”, escreveu nas redes sociais.

MAIS UMA PANE 

Planalto passará por reforma para dar mais espaço a servidores | Agência  Brasil

O Palácio do Planalto voltou a ter problemas na área de informática. Foi nesta segunda-feira, quando um sistema interno parou e os funcionários ficaram sem poder acessar a rede do governo federal que integra processos administrativos, ofícios e outros documentos. A coluna teve acesso a um comunicado enviado aos servidores no qual a Secretaria Especial de Administração, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência, dizia tratar-se de uma “instabilidade momentânea”. Em nota, a própria Secretaria-Geral confirmou a queda da rede e disse que a causa foi “um problema de configuração em um dos servidores”. A instabilidade, de acordo com a pasta, “afetou apenas os acessos feitos na rede interna da Presidência da República e foi completamente sanada por volta das 13 horas”. A nota garante que não houve “comprometimento de documentos, arquivos ou mensagens”.

RUMO AO HEXA

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a vitória da Seleção Brasileira sobre a Coreia do Sul nesta segunda-feira. “Rumo ao hexa, Brasil! “, escreveu o futuro mandatário nas redes sociais. Lula, que assistiu ao jogo vestindo uma camiseta da Seleção com o número 13 estampado, parabenizou os jogadores pelo desempenho na partida da Copa do Mundo. O presidente acompanhou o jogo das oitavas de final com os ex-ministros Fernando Haddad e Aloizio Mercadente; o senador Jaques Wagner (PT-BA); e a futura primeira dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, a Janja.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS