33 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

“São José do Rio Claro é uma terra de oportunidades”

Nesta entrevista, o prefeito Levi Ribeiro, fala sobre o seu município, que completou em março seus 42 anos de emancipação político-administrativa

Por Julia Panosso

Nesta entrevista, o prefeito de São José do Rio Claro, Levi Ribeiro, fala de como vem administrando o município. Parceiras com o governo do Estado em várias áreas, da infraestrutura à segurança pública são outros temas desta conversa. Levi Ribeiro convida quem quiser ir para São José para visitar ou fazer investimentos. Confira a entrevista:

RDM Municípios – Prefeito, muito obrigada pela sua participação, obrigada por aceitar o convite da RDM Municípios.

Levi Ribeiro – Eu que fico agradecido por estar em um veículos tão bom quanto o de vocês, da revista RDM Municípios. Então para mim é um prazer poder levar a todo mundo São José do Rio Claro, que está se tornando um polo, e para mim é um prazer muito grande estar aqui com vocês.

RDM Municípios –Começamos falando do município, Levi Ribeiro, que tem muita história e muitas ações agora em 2022.

Levi Ribeiro – Com certeza. São José é um município jovem, talvez não se desenvolveu muito porque está fora da BR163, onde tem Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso. Mas hoje estamos nos tornando também um pólo, porque nós estamos na MT-10 que está próximo a Alta Floresta e vem paralelo à163, chegando aqui em São José e depois descendo por Diamantino e saindo na 163, e ficando a 330 km aproximadamente da capital Cuiabá. São José é uma expansão que começou primeiro na seringa, que era a capital da seringa, depois veio forte a pecuária, a seringa foi diminuindo. Com o desenvolvimento da soja, do milho, fazendo duas safras, aqui chove muito, é uma região boa, e hoje nós já estamos praticamente indo para 50 mil hectares de lavoura de soja e milho safrinha. Pecuária muito forte, o gado daqui é muito bom, muitas cidades vizinhas que vão fazer confinamento vem comprar carne aqui em São José do Rio Claro. Entre São José do Rio Claro e Nova Maringá, cidade vizinha nossa, também está saindo o asfalto das MTs 492 e 249. Esse dois municípios somam mais de 1 milhão e 500 mil hectares de terra. Você vê que há um potencial muito grande nessa região no médio norte.

A cidade se localiza na porção Norte do estado e possui uma população estimada em pouco mais de 20 mil habitantes.

RDM Municípios – É um município que a cada dia traz mais alegria para o agricultor, nesse sentido dos investimentos, dos convênios, da infraestrutura nas estradas. Isso é muito positivo.

Levi Ribeiro –Foi contida um pouco essa questão por causa da covid. Infelizmente perdemos nossos entes queridos, mais de 40 pessoasque a covidlevou embora.

RDM Municípios – Como está a questão do hospital no município?

Levi Ribeiro –Nós tínhamos um hospital aqui, que a gente pagava aluguel, o hospital antigo dos médicos e era alocado da gestão anterior. Hoje nós temos UPAM, que eu acredito que em setembro, outubro a gente termina todo ele. É um hospital que vai ficar bom, ele é grande, vai ficar com 2mil metros quadrados, para atender nossa população e talvez até nossa região.

RDM Municípios –Como está o atendimento às crianças?

Levi Ribeiro –A gente ganhou uma escola do governo do Estado, um trabalho muito bem feito. Estamos também com uma escola cujas obras serão iniciadas. Serão 16 salas de aula, ginásio esportivoe também um refeitório grande paratender os alunos. Hoje no município temos mais de 2,25 mil crianças em idade escolar. Temos uma creche também e estamos fazendo outra, que era de madeira muito antiga. Serão seis salas de aula.

RDM Municípios – Essa parceria com o governo de Mato Grossoé importante também para o crescimento do município.

Levi Ribeiro –Estamos mudando São José para uma cidade de crescimento e para isso temos muito apoio do vice-governador, que é amigo meu, Otaviano Pivetta. O Alan Porto, da Educação, é uma pessoa amiga também, e na Infraestrutura temos o Marcelo Padeiro e toda sua equipe, que está fazendo a diferença no Estado inteiro, mas principalmente no nosso município. Temos várias obras que eu gostaria de citar aqui para vocês. A 492 e a 249 estão sendo asfaltadas, ano que vem termina, que liga São José a Nova Maringá. A 488, que liga Nova Maringá a Tapurá, e nós da MT-10, que vai de São José para Tapuráe segue por mais nove cidades chegando até Alta Floresta. E temos duas pontes também que o governo presenteou logo nesse início do meu mandato, no primeiro ano. A ponte que estava há seis anos, que foi uma ponte queimada, a ponte de 180 metros tacaram fogo e queimou, agora essa ponte está praticamente pronta, e vai ligar São José a Lucas do Rio Verde e daqui de São José há 70 quilômetros aproximadamente e saímos na 163. Assim que essa estrada ficar pronta, vamos ficar a 100 km de Nova Mutum, 130 km de Lucas do Rio Verde, 81 km de Tapurá, 80 km de Nova Maringá e 90 km de Diamantino.

RDM Municípios –O senhor falou que São José se tornando um pólo. Por quê?

Levi Ribeiro –Olha, nós temos a RUMO, a ferrovia que virá de Rondonópolis chegando a Nova Mutum, e estaremos a 100 km dela. Todo esse asfalto que está saindo para Nova Maringá não tem como dar errado. Estamos no melhor momento, porque você vê que toda a região de São José está chegando a uma produção de 58 a 65 sacas de soja por hectare. Milho safrinha estamos colhendo de 80, 90 até 100 sacas. Por exemplo, nós estamos colhendo duas safras, sem contar a pecuária. Temos no município também a Libra, que é uma usina de álcool. Temos o grupo Bom Futuro, que emprega mais de mil e setecentas pessoas, das três fazendas que estão dentro do município. Então o município hoje, que era um município assim, parado, hoje ele está se tornando um município polo, porque todas essas cidades estão ligando e estão chegando em São José. Chega da direita, da esquerda, estão chegando todos em São José.

Em São José hoje falta às vezes até casa para as pessoas que estão vindo de fora, dessas empresas empreiteiras que estão trabalhando aqui. Com esse desenvolvimento todo que veio a segurança do Estado também se preocupou com São José do Rio Claro, ganhamos um batalhão da Polícia Militar. A prefeitura entrou com 4mil m2, onde nós vamos fazer uma obra de R$ 4,3 milhões aproximadamente, que conseguimos junto ao Estado. Para você ver quantas obras eu falei para você, nós temos hoje praticamente mais de R$ 22 milhões de investimento dentro do município de 23 mil habitantes, e que vem crescendo muito porque está faltando casa, moradia.

Hoje São Joséé uma terra de oportunidades porque aqui tudo está dando certo. Nós temos pecuária; nós somos a capital da Matrinxã, melhor Matrinxã é aqui; nós temos um festival de pesca que é o segundo do Estado e perde apenas para Cáceres; nós estamos cercados de rio e de boas lavouras. Então não tem como dar errado. Indústrias estão vindo, postos de gasolina estão vindo, precisamos de hotel, tem muitas coisas chegando de repente e é muito importante para nós. Somos um povo hospitaleiro, queremos que as pessoas venham. Eu convido todo mundo que estão vendo esta entrevista que venha fazer uma visita e será bem recebido.

RDM Municípios –Poderia falar da parceria do município com Corpo de Bombeiros?

Levi Ribeiro –Estamos em uma região onde ocorrem muitos focos de incêndio. Por isso fizemos a com os Bombeiros. Locamos uma casa, deixamos arrumados o caminhão de bombeiros e a corporação mandou os dois bombeiros e de contrapartida quatro pessoas treinadas para trabalhar com os focos de incêndio do município. Somente em 2020 foram 372 focos de incêndio. Neste ano, com os Bombeiros dentro do município, nós chegamos a 152 focos. Para você ver que caiu para menos de 50% só por ter os Bombeirosaqui. É muito importante também essa questão, porque além da segurança, o combate aos incêndios diminui as doenças respiratórias nas crianças e idosos.

RDM Municípios – O senhor está fazendo uma gestão de bastante aprovação da população.

Levi Ribeiro –Quando eu fui candidato não prometi uma agulha a ninguém, não prometi nada! Entrei na prefeitura, eu, Deus e meu vice do lado. Por isso que nossa gestão está dando certo, porque não prometemos nada, não prometemos cargos, nós estamos tocando a prefeitura como uma empresa. Eu falo que eu sou um gestor, e o gestor não sabe fazer política. E aí eles falam “prefeito, não é assim que faz“, mas para mim é assim porque eu tenho que fazer a prefeitura arrecadar. Aqui não é casa de misericórdia. Aqui é onde as pessoas pagam seus impostos, e há retorno. E o exemplo está aí: nós estamos entregando uniforme de graça para todas as crianças dentro do município; estamos entrando com uma licitação para que todas as escolas aqui do município, mesmo dos assentamos, possam ter parquinho para as crianças. Nas gestões passadas, foi adquirido em oito anos apenas três ônibus, fora os ônibus que eram antigamente aqueles amarelos, e nós com um ano de gestão compramos oito ônibus. Então quando você faz gestão, o resultado vem e as pessoas começam a entender, não precisa ser político, se tem que ser bom gestor para ter um resultado. Eu tenho certeza que os prefeitos, as pessoas que estão ouvindo uma entrevista com o prefeito falando em gestão, pode ver, as cidades que tem gestores, elas estão mudando. E aí o governo vê que o prefeito está fazendo gestão e ele sabe que pode passar o recurso onde ele será bem aplicado. Por isso dá tudo certo. Não tem uma receita de bolo, é fazer gestão.

RDM Municípios – O senhor disse que a cidade está precisando de hotel, de moradias. Então essa é uma grande oportunidade para o empresário que ousa investir?

Levi Ribeiro –São José é uma terra de oportunidades, e é de oportunidades porque temos novidades. O Sicoob instalou aqui em dezembro. Nós tínhamos praticamente três bancos, aí o Sicoob veio. Quando eu entrei, no primeiro ano de mandato, todas as visitas que eu fazia nas fazendas, na região, faziam reuniões nas fazendas, eles pediam a Caixa Econômica. E eu então fiz uma audiência pública em Brasília com o presidente da Caixa Econômica e pedi a agência. Comecei a fazer um trabalho com os deputados, senadores, e marquei a audiência E aí conseguimos a Caixa Econômica.

RDM Municípios – É preciso ter gestão, é preciso ter coragem e é preciso ter determinação, é isso?

Levi Ribeiro –Isso mesmo! É bem isso. Não só para o prefeito que está aqui em São José do Rio Claro, como para o empresário, vocês aí, todos. Quando você está determinado e focado no que faz, não tem como dar errado. Eu sempre digo: o homem que tem fé, acredita em Deus, trabalha muito, não tem mais desafio. Então é assim que a gente faz o trabalho.

RDM Municípios – Prefeito, muito obrigada pela sua participação aqui no Portal RDM, foi um prazer conversar com você, parabéns pela sua gestão.

Levi Ribeiro –Não existe passado se não tem um futuro, e agora é a vez do futuro. Então foi preciso que os ex-prefeitos que passaram por aqui também fizessem as partes deles e hoje eu agradeço também a Câmara de Vereadores que tem dado totalmente apoio para o prefeito municipal, os nove vereadores. E eu digo a nossa população que se nós continuarmos nesse ritmo nós temos só a ganhar. Eu falo que aqui é o vagão do progresso, que as pessoas vêem, embarcam nele e seguem o caminho para o progresso e o progresso está aqui. Então eu deixo um abraço a nossa população rio-clarense, e agradeço a vocês também que dão oportunidade para o prefeito fazer esse trabalho que ele está fazendo e divulgando através do site, do portal RDM, que a gente viu o portal de vocês, é uma referência também, um modelo, quero parabenizar os diretores e todos vocês. E obrigado por dar oportunidade da gente passar para o povo mato-grossense e o Brasil inteiro a nossa mensagem. Um grande abraço para vocês.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS