O Freedom Ship não será simplesmente uma imensa embarcação pelos oceanos, mas uma comunidade no mar: o mega-navio será uma cidade navegante, capaz de receber até 100 mil pessoas na maior construção já realizadas por mãos e mentes humanas. O projeto foi idealizado pelo engenheiro Norman Nixon no final dos anos 1990, para ser uma metrópole marinha, com ruas, lojas, escritórios, hotéis, cassinos, além, é claro, de casas – até 50 mil apartamentos. Com cerca de 1,4 km de extensão e altura de mais de 107 metros, a cidade-navio da liberdade será o maior colosso a navegar por nossos mares se concluído.
O projeto foi iniciado há mais de duas décadas, mas as dificuldades de realização o mantêm até hoje somente no papel: a necessidade de encontrar investidores e parcerias, assim como os altíssimos custos – o orçamento inicial de 6 bilhões de dólares em 1999 hoje já foi recalculado em mais de 10 bilhões. O projeto prevê que o Freedom Ship tenha capacidade de transportar 40 mil moradores, 20 mil pessoas funcionários trabalhando como equipe fixa, 30 mil visitantes diários e 10 mil convidados – para, por exemplo, assistir um espetáculo, visitar um hotel ou um cassino.
A cidade flutuante terá, segundo o projeto, um porto para embarcações e um aeroporto próprio, para o pouso e decolagem de aviões de pequeno e médio porte. Complementam o complexo residencial uma biblioteca, escolas, um hospital, além de teatros, cinemas e casas de show, complexos esportivos e até pequenas indústrias – sua própria economia, como de fato uma cidade. Para se ter uma ideia do tamanho da estrutura a ser construída em aço e vidro combinados a outros materiais, o Freedom Ship, se um dia feito, será quatro vezes maior que o Seawise Giant, o maior navio já construído e navegado.
A cidade no “navio liberdade” será mantida, segundo o projeto original, em recorrente movimento e viagem: apesar de ser projetado para se manter bastante tempo ancorado nos portos de grandes metrópoles, e completar uma volta ao mundo a cada três anos. Os próprios engenheiros por trás do projeto admitem que hoje não existe estaleiro capaz de fabricar tamanha embarcação, com 25 andares subindo dos mares aos céus.