MATO GROSSO

Prefeitura de Sinop leva oficinas realizadas nos CRAS para a Gleba Mercedes

publicidade

publicidade

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, leva oficinas e atividades desenvolvidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para comunidades rurais do município. O principal objetivo é oportunizar aos moradores de regiões mais afastadas o acesso às mesmas dinâmicas e serviços ofertados na área urbana.

Na tarde da última sexta-feira (22), a ação foi realizada na Gleba Mercedes V – Assentamento Wesley Manoel dos Santos. Na oportunidade, além da atualização de dados junto ao Cadastro Único e da disponibilização de vacinas, também foram ofertadas oficina de artesanato e dança circular em cadeira.

A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou que a iniciativa busca aproximar os serviços públicos da comunidade rural. “Nos CRAS, temos trabalhos com grupos de várias idades, idosos, crianças, adolescentes e mulheres, e desde o início tínhamos essa vontade de trazer essas atividades para as áreas mais distantes do centro. É importante levar esse serviço da Assistência Social para fortalecer o vínculo com essas famílias e estreitar o relacionamento para que elas tenham acesso aos benefícios oferecidos pela Secretaria”, afirmou.

Leia Também:  Últimos jogos da 1ª fase da Copa Pasinha CDL de Futsal acontecem essa semana

Sinéia também explicou que os CRAS abrangem tanto bairros da cidade quanto regiões rurais. “Esse núcleo aqui é atendido pelo CRAS Boa Esperança, que atende quase 10 mil famílias. Cada unidade atende de 60 a 80 bairros, incluindo áreas rurais. Por isso, é importante expandirmos os trabalhos para que essa comunidade se sinta pertencente ao núcleo e participe das atividades desenvolvidas”, acrescentou.

Uma das participantes da ação, a moradora Maria Freitas, elogiou a atividade de dança circular em cadeira e destacou os benefícios proporcionados pela prática. “Foi muito bacana, legal demais! Eu gostei e espero que continue sendo assim, para as mulheres se movimentarem e aprenderem para continuar fazendo em casa. Principalmente eu, que estou acima do peso, então a gente tem que praticar e se exercitar. Dói o corpo no começo, mas não vamos desistir, não. É maravilhoso, estou adorando!”, avaliou.

A oficina de artesanato também chamou a atenção das participantes. A facilitadora Franciele Rodrigues explicou que as atividades manuais contribuem para o desenvolvimento emocional, mental e criativo das mulheres atendidas. “A importância delas desenvolverem esse trabalho está ligada às partes manual, psicológica e mental. Quando praticamos o artesanato, nossa mente fica mais relaxada, leve e ainda há o aumento da criatividade”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop registra infestação de escorpiões e orienta sobre cuidados com manejo

Segundo Franciele, a proposta foi pensada para valorizar o ambiente familiar. “O artesanato trazido aqui é focado em objetos que elas podem utilizar dentro de casa, ornamentando o ambiente e tornando o lar mais bonito e agradável. Muitas vezes, elas não têm esse convívio diário com atividades diferentes, então buscamos trazer algo novo para o dia a dia delas”, completou.

Essas ações itinerantes nas áreas rurais seguirão sendo realizadas. Na próxima sexta-feira (29), no período da tarde, o mesmo movimento será realizado na Gleba Mercedes V – Assentamento Campos Novos.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade