A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (26/2) a segunda fase da Operação Lamaçal, que investiga o possível desvio de recursos federais do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) repassados à Prefeitura de Lajeado/RS após as enchentes de maio de 2024. A ação mira irregularidades em licitações para prestação de serviços de assistência social, com indícios de direcionamento e pagamentos acima do mercado.
A operação contou com 20 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão temporária, sequestro de veículos e bloqueio de ativos. Os trabalhos ocorreram em Lajeado, Muçum, Encantado, Garibaldi, Salvador do Sul, Fazenda Vilanova, Novo Hamburgo e Porto Alegre.
O afastamento cautelar de cargos públicos foi determinado para dois investigados, enquanto outros dois foram presos temporariamente. Foram apreendidos três veículos, aparelhos eletrônicos e documentos relacionados às licitações suspeitas.
Os investigados podem responder por crimes como desvio de verbas públicas, fraude em licitação, corrupção passiva e ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A primeira fase da operação havia ocorrido em novembro de 2025, quando a análise inicial do material já indicava favorecimento de empresas de um mesmo grupo econômico.






























