O governador Mauro Mendes (União) assume posição de franco favorito na disputa por uma das duas cadeiras ao Senado Federal por Mato Grosso, segundo a pesquisa da Percent Brasil divulgada nesta segunda-feira (23). Com 40,5% das intenções de voto, Mendes abre uma distância de mais de 17 pontos percentuais sobre a segunda colocada, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), que aparece com 23,4%.
Enquanto a liderança de Mendes parece sólida, a corrida pela segunda vaga segue acirrada e imprevisível. O ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD) e o deputado federal José Medeiros (PL) aparecem com apenas 4% e 3,8%, respectivamente, seguidos pelo ex-governador Pedro Taques (PSB) com 3,3% e o ex-presidente da Aprosoja Antônio Galvan com 1,7% — números que mostram o grande desafio dos candidatos menores para se firmarem na disputa.
No segundo voto para o Senado, o cenário muda e Janaina Riva lidera com 14,9%, enquanto Mauro Mendes soma 13,4%, revelando que os eleitores ainda buscam alternativas. E a indefinição é ainda maior: 32,3% dos entrevistados não sabem em quem votar para a segunda cadeira, sinalizando que o jogo ainda está totalmente em aberto.
O levantamento aponta que a eleição de outubro promete fortes emoções em Mato Grosso. No primeiro voto, 17,1% dos eleitores ainda estão indecisos, e 5,7% pretendem votar em branco ou nulo. Já no segundo voto, além dos indecisos, 6,2% declararam voto em branco ou nulo, e 11,7% não responderam.
Realizada entre 9 e 17 de fevereiro, a pesquisa ouviu 1.200 eleitores presencialmente em diversos municípios, com margem de erro de 2,83 pontos percentuais e 95% de confiança. O levantamento está registrado no TSE (BR‑08543/2026) e no TRE-MT (MT‑06846/2026), confirmando sua validade e relevância para a corrida eleitoral.
Confira:




































