27 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Irrigação: Economia de Água de até 95%

Por Ademir Galiztki

Existem, no mínimo, 4 tipos de irrigação. Superficial, localizada, subterrânea e muito importante que a água chegue até as raízes das plantas. Com isso, o planeta fica um maior tempo hidratado. Num total e dependendo do sistema usado, a economia de água pode chegar até 95%. Uma bastante usada é a irrigação por gotejamento, pois só molha na base da planta, gerando muita economia desse precioso líquido. Fazendo a água chegar na raiz da planta, ela não é tão facilmente evaporada.

O sistema de aspersão é muito utilizado em hortaliças em solo aberto ou em estufas, onde a água cai sobre as plantas em pequenas gotículas, como se fosse um sereno. Você sabia que com um bom sistema de irrigação podemos evitar ataques de pragas, doenças e ervas daninhas?

Existem as irrigações totalmente caseiras, por exemplo, eu fiz na minha chácara. Cavei 600 metros de vala com 20 cm de profundidade e 10 cm de largura, somente com a largura de um enxadão. Coloquei a mangueira de polietileno (mangueira preta) e, com alguns acessórios bem baratos, fiz 90 pontos de gotejamento, onde a água só molha um pequeno espaço na base da planta. A água sai do poço artesiano e, em 30 segundos, já está molhando todas as plantas lá na roça ou pomar.

Em alguns sistemas de irrigação ainda mais simples, você pode fazer com o uso de prego, arame e um caninho de cadeira de fio ou um simples cotonete (hastes de cotonete). Use sua criatividade a seu favor, economize água que o nosso planeta agradece.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS