33 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 10, 2024
spot_img

Famílias venezuelanas indígenas ganham área cedida pela prefeitura de Cuiabá

Jean Gusmão

A prefeitura de Cuiabá cedeu uma área de três hectares e meio no bairro Jardim Novo Pequizeiro, às margens da MT-040, próximo à obra do Hospital Universitário Júlio Muller, para 53 famílias venezuelanas indígenas da etnia Warao. De acordo com a prefeitura, será a primeira aldeia urbana na capital.

A aldeia contará com mais de 160 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos que vivem em Cuiabá. O local conta com um lago, rede de energia elétrica e, nas proximidades, existem escolas, postos de saúde e linhas de ônibus.

“A atual situação em que vivem essas famílias da etnia Warao não é adequada, por isso, prontamente, assim que foi solicitada a indicação de possíveis áreas, já montamos uma força-tarefa para que a solicitação advinda do procurador Paulo Prado fosse atendida o mais breve possível. E assim fizemos”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

A cessão da área atende a um pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Defensoria Pública de Mato Grosso, Ministério do Trabalho, Funai, Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso – FEPOIMT (representando 43 etnias), Pastoral do Migrante, entre outros.

A vistoria foi acompanhada por um representante do Ministério dos Povos Indígenas. Participaram da visita representantes da Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT), Ministério Público Estadual de Mato Grosso (MPE-MT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Indigenista Missionário de Mato Grosso (CIMI-MT), Centro de Pastoral para Migrantes, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Missionários Jesuítas e membros das famílias indígenas venezuelanas da etnia Warao.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS