MATO GROSSO

ORDEM DETERMINADA

Famílias da avenida do Contorno Leste terão 60 dias para deixar área, anuncia Brunini

publicidade

publicidade

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), participou nesta segunda-feira (15) de uma mobilização dos moradores da avenida do Contorno Leste em frente à prefeitura, onde anunciou que eles terão apenas 60 dias para deixar a área ocupada. A medida cumpre uma decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a reintegração de posse de parte dos terrenos, deixando centenas de famílias em situação de alerta.

Brunini ressaltou que o prazo é rigoroso e imediato, reforçando a necessidade de cumprimento da decisão judicial. A presença do prefeito durante a mobilização intensificou o clima de tensão e expectativa entre os moradores, que ocupam a região há anos e agora enfrentam a perspectiva de serem retirados de suas casas. O gestor também questionou as famílias por não participarem das audiências e de não fazerem mobilização nestes dias.

“Não é a juíza daqui que decide a desocupação, o Supremo já determinou, e a magistrada apenas montou um grupo de apoio. Estamos buscando novas áreas para realocar famílias vulneráveis, e quem tem outra casa não será contemplado. Estamos separando o joio do trigo para atender apenas quem realmente precisa”, explicou o prefeito Abilio

Leia Também:  Homem é encontrado morto e amarrado em estrada vicinal de Pedra Preta

O prefeito Abilio Brunini revelou que imagens de satélite vêm sendo usadas desde 2023 para monitorar a ocupação na avenida do Contorno Leste, mas alertou que algumas pessoas estariam se aproveitando da situação para tentar garantir lotes de forma irregular. “Tem gente que começou a entrar depois das matérias divulgadas. Estamos atentos a isso para evitar aproveitadores”, declarou.

Brunini também garantiu apoio imediato às famílias vulneráveis, com pagamento de aluguel social até que novas áreas sejam definidas. “Já levantamos mais de 700 lotes e estamos identificando quem realmente mora lá”, afirmou, reforçando o esforço da prefeitura para organizar a desocupação sem prejudicar quem realmente precisa.

Ao comentar sobre emendas parlamentares prometidas, o prefeito Abilio Brunini criticou deputados que anunciaram recursos sem previsão de repasse imediato. “Um deputado, Wilson Santos (PSD) veio aqui, prometeu R$ 2 milhões e depois disse que seria só no ano que vem. Mas até lá as famílias já terão sido retiradas. É como mandar um bote salva-vidas depois que a pessoa morreu”, ironizou.

Leia Também:  Mulher é encontrada morta com bilhete macabro em Cuiabá

Brunini acrescentou que a área foi avaliada em R$ 18 milhões, mas não pode ser comprada, pois os proprietários não querem vender, e destacou que dos 2.500 lotes ocupados, apenas cerca de 700 famílias têm direito à regularização.

A Prefeitura afirmou que continuará acompanhando a desocupação, identificando as famílias que têm direito à realocação e oferecendo suporte enquanto busca alternativas para atender às necessidades das comunidades afetadas.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade