Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Em inauguração, governador afirma que Estado vai criar programa de desburocratização

publicidade

O governador Mauro Mendes participou da inauguração da nova usina de biodiesel da Delta, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (1º).

Ele afirmou que vai lançar ainda no mês de outubro um programa estadual de simplificação e desburocratização, que beneficiará o setor industrial e empresarial de Mato Grosso.

De acordo com Mauro Mendes, a inauguração da usina é o exemplo de que é possível realizar a prestação de serviços em um espaço de tempo menor, graças ao trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, comandada pelo secretário César Miranda.

Todo o processo para a instalação e funcionamento da usina foi viabilizado no prazo de 8 meses. Atualmente, a usina já conta com todas as autorizações de licenças junto aos órgãos reguladores.

“Esse é um exemplo de que nós somos capazes de fazer isso. O tempo de oito meses parece muito longo, mas quando se fala de Brasil, e até mesmo de Mato Grosso, parece um tempo muito exíguo. Então, nós vamos trabalhar nessa direção para criar um ambiente favorável para a atração de novos investimentos”, destacou o governador.

Leia Também:  Governo de MT decreta situação de emergência no Estado por incêndios florestais

Ainda de acordo com Mauro Mendes, “é lamentável que exista hoje no Brasil e em Mato Grosso uma burocracia extremamente excessiva  para que alguém possa empreender”.

“Nosso grande desafio para o momento é criar um programa estadual de simplificação e desburocratização”. Vamos convidar as principais instituições para acompanhar e gerenciar junto com o governo esse projeto para que nós possamos criar em Mato Grosso um ambiente atrativo para o desenvolvimento e empreendedorismo seja da micro, da pequena, da média ou da grande empresa”.

“Nós temos um número muito grande de licenças, mas o tempo é muito demorado. A lógica do serviço público contraria a lógica mundial, aonde nós temos que confiar nas pessoas, dar a oportunidade para elas trabalharem e aí o governo fazer a sua fiscalização, dentro das regras que estão estabelecidas”, ressaltou.

Irão participar desse programa as secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente.

Inauguração da Usina

A fábrica terá capacidade de produção de até 1 milhão de litros de combustível limpo por dia, sendo a sétima maior planta do mercado de biodiesel brasileiro. De acordo com o superintendente da biodisel do Grupo Delta Energia, Silvio Roman, a planta irá empregar, de forma direta, 100 pessoas.

Leia Também:  Governo vai construir mais 11 pontes de concreto em todo o Estado

“Acreditamos no desenvolvimento deste setor do país e, há algum tempo, temos estudado expandir nossos negócios em biodiesel. Em abril deste ano, concluímos a compra desta nova fábrica, após a concessão de autorização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso”, disse, explicando ainda que após a aquisição, a planta recebeu investimentos em manutenção, reforma e ampliação, que resultaram na modernização de suas instalações.

Um dos fatos que levou o grupo a investir na planta em Mato Grosso foi as medidas da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustível (ANP), que determinou o aumento da mistura de biodisel de 10% para 11% no diesel comum.

“A previsão é que, em março de 2020, o percentual da mistura de biodiesel em todo o diesel consumido no Brasil seja de 12%, com perspectiva de atingir 15% até 2023”, explicou, acrescentando que isso demonstra que o cenário é bastante promissor.

Laice Souza | Secom-MT

Deixe um comentário

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade