26 C
Cuiabá
sábado, maio 18, 2024
spot_img

De barco, recenseadores cruzam o Rio Cuiabá para levantar dados de moradores; veja vídeo

Os recenseadores Evandro Campos e Lindalva Padilha cruzaram o Rio Cuiabá de barco, nesta semana, para contabilizar a quantidade de moradores e levantar informações sobre quem mora em Barão de Melgaço, no Pantanal Mato-grossense, a 121 km da capital.

Segundo o Censo 2010, o último realizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas (IBGE), 7.591 moradores viviam no município. A estimativa é que, no ano passado, o número tenha aumentado para 8.165. Agora, em 2022, a pesquisa deve apontar a quantidade atual.

Os pesquisadores passaram, por exemplo, pelas Ilhas do Piraim e pela Comunidade de Barranqueira. “Foi bom, as pessoas receberam, atenderam bem a gente”, contou Lindalva.

Exemplo disso foi visita à casa do morador Lino Antônio Alves, de 68 anos, que ofereceu uma cadeira para que a pesquisadora se sentasse ao longo do questionário.

“Nasci, me criei e estou aqui até hoje. Só vou sair no dia em que morrer”, refletiu.

Dois pesquisadores percorreram o município de Barão do Melgaço, no Pantanal Mato-grossense. — Foto: IBGE/Cedida
Dois pesquisadores percorreram o município de Barão do Melgaço, no Pantanal Mato-grossense. — Foto: IBGE/Cedida

Pesquisa

O Censo 2022 começou no início do mês, com dois anos de atraso, devido à pandemia da Covid-19. Até novembro, os recenseadores vão visitar domicílios nos 5.570 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e territórios quilombolas.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS