31 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 13, 2024
spot_img

Brasil pode registrar evento meteorológico histórico nos próximos dias

Nos próximos dias, uma parcela dos brasileiros terá que tirar os casacos do guarda roupa. De acordo com a MetSul (agência de meteorologia que presta serviços e consultoria), a região sul do país será atingida por uma intensa massa de ar polar a partir de quarta-feira (19), que deve se alastrar nos dias seguintes por outras regiões do Brasil.

As massas de ar polares são aquelas que se formam, como o nome já diz, próximas aos polos terrestres, que são áreas de altas latitudes. Este fenômeno, em especial, se originou no ar antártico e deve começar sua trajetória na Argentina, seguindo para o Sul, Centro-Oeste, Sudeste e parte do Norte do Brasil.

Outros países latino americanos, como Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela, também serão afetados. Os meteorologistas explicam que o ar frio deve ainda atravessar a linha do Equador e chegar ao Hemisfério Norte, atrapalhando o verão. Massas de ar polares atingem o sul do Brasil anualmente, então o que torna essa tão especial? A MetSul descreve que ela será “excepcionalmente forte e abrangente” e explica que a alta probabilidade de frio intenso vem acompanhada de chances de neve.

Por outro lado, não há certeza sobre onde e o quanto poderá nevar, já que as projeções indicam cenários bem diferentes. Enquanto alguns modelos indicam a incidência de neve em locais em que o evento é comum, como Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, e o Planalto Sul de Santa Catarina, outros apontam que o fenômeno pode ocorrer em mais áreas destes estados, somando também o sul de São Paulo, Paraná e Curitiba. Na Argentina, pode nevar em um local próximo de Buenos Aires e nas províncias de Santa Fé e Entre Rios.Outro país que talvez registre neve é o Uruguai.

Por Carolina Fioratti – Super Interessante

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS