31 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 13, 2024
spot_img

Às vésperas da eleição, Guedes diz que servidor pode ter aumento real de 2% em 2023

Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmou que o funcionalismo público deverá ter reajuste real no salário de 2% no próximo ano. A declaração foi feita na quinta-feira, depois de sua participação na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Ou seja, essa é a diferença entre a inflação real de 2022 – que deverá fechar o ano em torno de 5,5%, conforme o Boletim Focus do Banco Central (BC) – e a prevista no Orçamento de 2023, em 7,5%. Além do funcionalismo, o ministro reiterou que o salário mínimo iria subir acima da inflação, assim como as aposentadorias. “Estou assegurando: o salário mínimo vai subir acima da inflação, a aposentadoria vai subir”, disse.

URNAS ELETRÔNICAS

Cartório Eleitoral de Juiz de Fora conclui carga de 1.350 urnas para a  votação no domingo (30)

As 6.748 urnas eletrônicas — além de 700 reservas — que serão utilizadas no 2º turno das Eleições 2022 no Distrito Federal começaram a ser transportadas até os 610 locais de votação na manhã desta sexta-feira. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, e a Polícia Judicial, acompanharam a saída das urnas para os locais de votação nesta manhã. Os caminhões são monitorados, em tempo real, por servidores da Corte. As urnas eletrônicas são escoltadas pela Polícia Militar do Distrito Federal PMDF) e acompanhadas, em tempo real, por servidores da Justiça Eleitoral encarregados de promover a entrega dos equipamentos.

DEBATE PRESIDENCIAL 

Uma das campanhas políticas mais disputadas da história do Brasil terá o último momento decisivo para os dois candidatos à Presidência da República na noite desta sexta-feira, a partir das 21h30, no debate promovido pela Rede Globo. Depois do embate televisivo, restará a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) fazer eventos para “cumprir tabela” no sábado (29/10) e esperar pela decisão dos 156 milhões de eleitoras e eleitores brasileiros no domingo (30/10). Os presidenciáveis protagonizaram, até aqui, disputa acirrada, na qual Lula até chegou a abrir vantagem nas pesquisas de intenção de voto em alguns momentos, mas viu o candidato à reeleição reduzir a diferença na reta final, deixando o pleito em aberto.

REGULAÇÃO DA MÍDIA

Lula: "Não é possível que ainda tenha gente querendo supremacia branca"

Embora tenha defendido a proposta diversas vezes durante a campanha, o ex-presidente Lula deixou de fora da “Carta ao Brasil de Amanhã” a promessa de “regulação da mídia”.Ao longo das nove páginas da carta, lançada nessa quinta-feira, o petista elenca uma série de propostas para seu eventual futuro governo, mas não cita nenhuma vez seus planos para criar uma regulação para o setor. A postura contrasta com os discursos de Lula na campanha. O ex-presidente defendeu a medida, por exemplo, durante a entrevista ao podcast Flow, em 18 de outubro.

CAMPANHA PARALELA

A primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ex-ministra eleita senadora Damares Alves (Republicanos-DF) visitaram 35 cidades no 2º turno das eleições. Em campanha paralela pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), Michelle liderou um comitê de mulheres em viagens pelo país em outubro. A caravana, que passou por todas as regiões do Brasil, mirou o eleitorado feminino e religioso. Levantamento feito pelo Poder360 mostra que a comitiva de mulheres visitou, de 8 a 26 de outubro, mais Estados do que o chefe do Executivo durante a campanha eleitoral. Das 27 unidades da Federação, só não foram ao Mato Grosso e ao Mato Grosso do Sul. As regiões Nordeste e Sudeste foram priorizadas. Em Minas Gerais, 2º maior colégio eleitoral do país, 6 cidades foram visitadas por Michelle e Damares.

MEIO AMBIENTE

Ricardo Salles ganhou votos em bairros ricos e arborizados - 24/10/2022 -  Cotidiano - Folha

O ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal eleito Ricardo Salles (PL-SP) diz que o estilo de comunicação afetou a percepção sobre o seu trabalho no Ministério do Meio Ambiente. “Poderia ter havido uma comunicação diferente, mas isso se deve também a um momento de esgarçamento político pelo qual o Brasil passa nos últimos 10 anos“, diz. Salles, 47 anos, diz que sua gestão fez a defesa de alguns pontos importantes, como o Marco Legal de Saneamento. “Esta norma está permitindo que vários locais do Brasil, a começar pelo Rio de Janeiro, o nosso cartão postal, solucione essa chaga que foi herdada de tantos anos de governo com descaso“.

COMPRA DO TWITTER

Depois de 6 meses de negociações, Elon Musk concluiu a compra do Twitter por US$ 44 bilhões na noite de quinta-feira. Uma das primeiras ações do dono da Tesla e da SpaceX à frente da rede social foi a demissão de altos executivos da empresa. A informação é da Reuters. Foram demitidos: o presidente-executivo, Parag Agrawal; o diretor financeiro, Ned Segal; e o chefe de assuntos jurídicos e de políticas, Vijaya Gadde. O trio foi acusado por Musk de esconder informações sobre contas falsas na plataforma.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS