24 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 17, 2024
spot_img

Abílio é expulso de CPMI por, novamente, atrapalhar falas de colegas; veja vídeo

Durante a fala da deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), Brunini fez interrupções  dizendo que a parlamentar estaria falando “asneira”. 

Da Redação – Vanessa Alves

O deputado federal Abílio Brunini (PL), foi expulso da CPMI por, novamente, atrapalhar colegas parlamentares durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, que nesta terça-feira (26), ouvia o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) , Augusto Heleno.  Ele foi acusado de gritar e bater palmas durante as falas de outros deputados, o que impedia que eles fossem ouvidos. 

Durante a fala da deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), Brunini fez interrupções  dizendo que a parlamentar estaria falando “asneira”. 

O presidente  da Câmara, Arthur Maia (União), chamou a atenção do deputado e pediu para que ele respeitasse a fala da colega se não, seria obrigado a pedir que se retirasse do ‘recinto’. Não aceitando, Abílio foi expulso e a sessão foi encerrada. 

A expulsão de Brunini foi aprovada por unanimidade pelos membros da comissão. O deputado foi retirado do recinto por seguranças e não poderá mais participar dos trabalhos da comissão.

A CPMI do 8 de janeiro ainda não tem data para concluir seus trabalhos. A comissão está prevista para funcionar por 120 dias, mas pode ser prorrogada por mais tempo.

CPMI de 8 de janeiro

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro é uma comissão criada pelo Senado Federal para investigar os atos que levaram ao ataque ao Congresso Nacional em 8 de janeiro de 2023. A comissão foi instalada em 24 de agosto de 2023 e já ouviu diversos depoentes, incluindo o presidente Jair Bolsonaro, seus ministros e aliados.

A CPMI do 8 de janeiro é um tema controverso. O governo Bolsonaro acusa a comissão de ser uma “caça às bruxas” e de não ter provas de que o presidente tenha participado do planejamento do ataque. Já os opositores do governo afirmam que a comissão é necessária para apurar a verdade sobre os acontecimentos de 8 de janeiro e para responsabilizar os responsáveis.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS