Dois homens morreram após disparos de tropas israelenses no sul do Líbano nesta terça-feira (23), segundo informações da Defesa Civil libanesa e da imprensa estatal do país. O incidente ocorreu na região de Nabatieh al-Fawqa e levou o Hezbollah a acusar Israel de violar o cessar-fogo firmado recentemente.
De acordo com a agência estatal libanesa NNA, soldados israelenses abriram fogo contra um grupo de pessoas que estava próximo de uma escavadeira utilizada para limpar uma estrada. Já o Exército de Israel afirmou que atingiu “terroristas armados” que representavam uma ameaça iminente às tropas que atuavam na zona de segurança estabelecida no sul do território libanês.
Após o episódio, o Hezbollah declarou que os disparos atingiram civis e deixaram feridos, além dos dois mortos. O grupo classificou a ação como uma quebra da trégua, mas não informou se pretende retaliar. O governo iraniano, aliado e financiador do Hezbollah, também criticou a ação e afirmou que novas violações podem comprometer as negociações em busca de uma paz definitiva na região.
O ataque foi o primeiro reivindicado por Israel no Líbano desde domingo e ocorre em meio aos esforços diplomáticos para consolidar o cessar-fogo firmado após negociações mediadas por Estados Unidos, Catar e Paquistão. As investidas entre Israel e Hezbollah já deixaram milhares de mortos e deslocaram mais de um milhão de pessoas no Líbano desde o início da escalada do conflito.


















