O prefeito Abilio Brunini (PL) rebateu críticas de vereadores sobre o envio tardio da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, afirmando que o projeto foi encaminhado à Câmara Municipal há cerca de dois meses e que a versão final, que será votada ainda este ano, apresenta “poucas diferenças”.
“A LOA que foi enviada tinha todos os dados e detalhes necessários para que os vereadores pudessem investigar, analisar e fazer suas contribuições. Ela está há mais de 2 meses na Câmara. O que nós podemos fazer é ir fazendo alterações nela até o dia da votação”, disse o prefeito em entrevista na última sexta-feira (12). A votação final está marcada para a próxima sexta-feira (19).
Brunini destacou que vereadores e secretários solicitam alterações diariamente e citou como exemplo a secretaria da Mulher, cujo orçamento será complementado em cerca de R$ 2,2 milhões após críticas sobre a redução inicial. “Vai ser feito o reajuste do orçamento da secretaria da Mulher, por exemplo, que houve uma frustração de orçamento de R$ 2 milhões. A gente fez a complementação desse orçamento. Essas modificações vão surgindo à medida que a LOA vai sendo analisada”, explicou.
O prefeito convidou os parlamentares a apresentarem sugestões diretamente à gestão municipal, lembrando que, com exceção das emendas impositivas, apenas o Executivo pode alterar o orçamento. “O vereador que quiser contribuir com o Executivo, ele tem toda a liberdade de vir conversar com a gente e fazer suas ponderações”, afirmou. Nesta semana, a Câmara fará uma força-tarefa para votar a LOA antes do recesso parlamentar.






























