Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) mostra que 47% dos eleitores desaprovam o projeto de lei da dosimetria, que reduz penas para condenados pela tentativa de golpe de Estado. O PL já foi aprovado pela Câmara e está em discussão no Senado.
Segundo o levantamento, 24% apoiam a redução proposta, 19% defendem reduções ainda maiores e 10% não souberam ou não responderam. A rejeição é maior entre eleitores que se dizem lulistas ou de esquerda não lulista, e menor entre eleitores de direita ou bolsonaristas. Entre independentes, 48% são contra e 27% a favor da redução.
A pesquisa também perguntou se os eleitores acreditam que o projeto foi aprovado para beneficiar Bolsonaro ou todos os condenados. Para 58%, o objetivo é reduzir a pena do ex-presidente; 30% disseram que a medida beneficiaria todos os condenados, e 12% não souberam responder.
Sobre a anistia aos condenados pelo 8 de janeiro, 44% são contrários, 36% defendem a medida para todos, e 10% apoiam anistia apenas para os condenados do episódio. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 pessoas entre 11 e 14 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

















