32 C
Cuiabá
quarta-feira, maio 8, 2024
spot_img

Vereador prevê reviravolta na base e afastamento de Emanuel

Por Allan Mesquita, Gazeta Digital 

A reprovação das contas do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), referente ao exercício de 2022 segue gerando polêmica. Membros do parlamento, inclusive, preveem a debandada da base aliada e um possível afastamento do chefe da Capital.

Em entrevista ao Jornal da Cultura FM 90.7 nesta segunda-feira (11), o vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) afirmou que aliados do emedebista devem acompanhar o parecer do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), manifestou pela reprovação das contas do gestor municipal.

Para sustentar a tese, o parlamentar afirmou que os vereadores pró-Alencastro estão preocupando com o desgaste que a votação pode causar, principalmente diante do processo eleitoral do próximo ano. “A base vem sustentando ele [Emanuel] durante todo esse período. Agora, estamos há um ano das eleições e os parlamentares querem se reeleger. Vai ficar difícil para o vereador explicar à sociedade como ele votou contra a reprovação das contas do prefeito”, argumentou.

No relatório, o TCE apontou que é responsabilidade do parlamento municipal apurar e cobrar do prefeito ações para sanar as dívidas. Segundo o processo, a prefeitura teve um déficit de R$ 191.465.193,39, não respeitando o limite de 95% estabelecido na Constituição da República entre as despesas correntes e receitas correntes. Ou seja, há mais gastos do que dinheiro em caixa.

Para o vereador, será complicado para Câmara sustentar as irregularidades. “Por isso, acredito que vai haver uma mudança e nós teremos a maioria. Depois disso, o prefeito acaba sendo afastado por 90 dias para dar início a esse processo de apuração”, continuou.

Ao final, Eduardo ainda disse que prevê um final de mandato “melancólico” para Emanuel, sem o apoio de seus aliados. “Nós estamos vendo uma debandada, naquele chamado ‘final de feira’, onde todo mundo está começando a procurar o seu caminho… A tendência é o final do mandato dele ser muito melancólico”, acrescentou.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS