Ministro do STF determinou prosseguimento da investigação e bloqueio de R$ 119,2 milhões em bens do presidente do PL
“Basicamente, Valdemar Costa Neto contava com autonomia para direcionar recursos de emendas (de comissão, preponderantemente) conforme sua cota pessoal e particular, atribuída a partir de sua condição de presidente da sigla”, escreveu Dino.
A PF aponta que os servidores atuaram em conjunto para direcionar ao menos 21 emendas parlamentares relacionadas a Valdemar. Os recursos envolvidos somariam R$ 119,2 milhões.
A defesa do presidente do PL negou qualquer irregularidade. Em nota, os advogados dizem que a ordem parte de “premissas frágeis” e que ação busca “criminalizar a atividade política”.
“A defesa de Valdemar Costa Neto recebe com surpresa a decisão do Ministro Flávio Dino que decretou medidas cautelares em seu desfavor. Com o devido respeito, a decisão parte de premissas frágeis, inferências subjetivas e de uma indevida criminalização da atividade político-partidária”, diz um trecho.
A reportagem não localizou Mariângela Fialek, Nara Benedetti Nicolau Brum e Garigham Amarante Pinto. O espaço segue aberto.
Camila Viegas e Manoela Alcântara / Metrópoles

















