23 C
Cuiabá
segunda-feira, maio 13, 2024
spot_img

Uso indevido de remédios pode causar desde reação alérgica até a morte

5 de maio é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos; veja dicas e cuidados

Por Primeira Página

O que deveria ser uma solução para um problema de saúde pode agravar ou gerar um novo dano ao corpo. Isso ocorre quando há uso inadequado de medicamentos, o que pode causar reação alérgica, vício, e, em alguns casos, até indução ao suicídio. O Primeira Página conversou com a farmacêutica, professora universitária e Doutora em Bioquímica Samyra Lopes Buzelle e traz as principais dicas de cuidados e alerta sobre os riscos da automedicação.

Neste 5 de maio é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.

Os medicamentos que são considerados tarja preta podem causar dependência. Os demais, incluindo os de tarja vermelha, não causam vício, mas seu uso indiscriminados também pode prejudicar a saúde, conforme a especialista.

O uso dessa medicação sem a prescrição correta pode gerar efeitos coletarias. “Inclusive, há alguns medicamentos que podem induzir ao suicídio, há medicamentos que causam ansiedade. Então, esses medicamentos que são usados para o sistema nervoso central devem ser usados conforme a prescrição, com dose e tempo corretos”, alerta.

Principais indicações

  • Não tomar medicamentos sem prescrições
  • Sempre recorra a um profissional da saúde para saber a medicação indicações corretas
  • Verificar as validades e alterações de remédios das ‘farmácias de casa’
  • Não deixar o medicamento no carro ou outro ambiente exposto ao calor
  • Ficar atento ao intervalo dos medicamentos
  • Sempre fique atento aos sinais das medicações
  • Leia sempre a bula, nela você encontra as principais informações do remédios

Remédios para sintomas comuns

Segundo a farmacêutica, os medicamentos que são mais usados de modo indiscriminado são aqueles que combatem sintomas comuns, como de dor de cabeça, febre, infecções e outras.

De forma geral, o termo “automedicação” se refere à prática de consumo de medicamentos sem prescrição médica. Porém, atualmente, esse termo também tem sido utilizado para designar os casos em que alguns pacientes utilizam medicamentos – ainda que prescritos por profissionais – de forma incorreta, seja esse uso feito em doses diferentes das recomendadas pelo prescritor, ou ainda por um período inadequado.

Apesar de haver a possibilidade de alguns benefícios pontuais, a automedicação, sem orientação, pode ser prejudicial e gerar riscos consideráveis para a saúde individual e coletiva. Nesse contexto, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, bem como as demais estratégias de prevenção e promoção da saúde, são essenciais na tentativa de reduzir o número de indivíduos que se automedicam incorretamente.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS