Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Trump chama Otan de “covardes” e intensifica críticas a aliados na guerra com Irã

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (20) que aliados da OTAN são “covardes” e acusou os países do bloco de não apoiarem os Estados Unidos nas ações militares contra o Irã, em meio à escalada da guerra no Oriente Médio.

Em publicação na rede social Truth Social, Trump declarou: “Sem os EUA, a OTAN é um tigre de papel! Eles não quiseram entrar na luta para impedir um Irã com capacidade nuclear… COVARDES, e nós VAMOS LEMBRAR!”, ampliando o tom de confronto com os aliados ocidentais.

O ex-presidente também criticou a falta de participação dos europeus na tentativa de reabrir o Estreito de Ormuz, fechado pelo Irã no início da guerra. Segundo ele, a via marítima, por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial, seria central para conter a alta dos preços do petróleo, tema que, segundo Trump, os aliados “apenas reclamam” sem agir.

A fala ocorre após países como Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Holanda — membros da OTAN — e Japão indicarem disposição em ajudar na liberação do estreito, embora sem detalhar como isso seria feito. Na véspera, o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, já havia classificado aliados europeus como “ingratos”, elevando o desgaste diplomático no bloco ocidental.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  VEJA VÍDEO gatos mais raros e exóticos do mundo encantam e fascinam

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade