24 C
Cuiabá
quinta-feira, maio 9, 2024
spot_img

Termina nesta quinta-feira (11) prazo para que estados comecem a emitir a nova CIN 

Segundo o MGI, até esta quinta-feira, 24 unidades da federação já haviam começado a emitir o novo documento. 

Da redação – Vanessa Alves

Termina nesta quinta-feira (11), o prazo para que os estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). O prazo divulgado pelo governo era 6 de dezembro, mas, a pedido dos estados, houve essa ampliação. 

Conforme o MGI, o documento unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas, o que possibilita melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraude no Brasil. 

Segundo o MGI, até esta quinta-feira, 24 unidades da federação já haviam começado a emitir o novo documento. 

A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

Antes, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.

(Com informações G1)

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS