25 C
Cuiabá
sexta-feira, maio 10, 2024
spot_img

Sinfra-MT Solicita Autorização para Reestruturação Urgente da MT-251 no Portão do Inferno

Da redação

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) enviou, na última quinta-feira (09.11), um relatório à administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), solicitando providências e autorização para a reestruturação da MT-251, especialmente na área do Portão do Inferno.

O relatório, elaborado por uma consultoria especializada contratada pela Sinfra-MT, destaca o risco iminente de deslizamento em diversos pontos da MT-251, entre os quilômetros 42 e 48 da rodovia, situados dentro do Parque Nacional. A Sinfra-MT destaca a necessidade de avaliação urgente do relatório, considerando que qualquer intervenção na área do Parque requer a autorização do ICMBio.

O documento também faz um pedido explícito de apoio do ICMBio para a reestruturação da via, propondo a construção de um novo viaduto no Portão do Inferno, além de medidas de contenção nos paredões. A Sinfra-MT assegura que tais estratégias visam a mínima interferência no patrimônio paisagístico, ambiental e paleontológico local.

Dada a significativa despesa associada aos estudos topográficos, investigação geotécnica, projetos básicos e executivos, a autorização solicitada é crucial para que a Sinfra-MT prossiga com as medidas necessárias com a devida urgência. A Sinfra-MT reforça a importância da região para todos os mato-grossenses e destaca a colaboração contínua entre os órgãos para aprimorar a segurança viária da MT-251 dentro do Parque Nacional. Desde o deslizamento ocorrido em janeiro de 2022 no Portão do Inferno, os órgãos envolvidos têm trabalhado em conjunto, realizando vistorias e implementando sinalizações de alerta.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS