25 C
Cuiabá
sábado, abril 27, 2024
spot_img

Rogério Andrade: A trajetória de um garçom que conhece a alma de Cuiabá

Rogério é um garçom experiente e profissional. Ele conhece a alma de Cuiabá e já viu muita coisa interessante na cidade. O garçom é um exemplo de dedicação e profissionalismo.

por Vanessa Alves e Jean Gusmão

A equipe da RDM Online irá contar a história de Rogério Andrade que há quase 30 anos trabalha como garçom, passando por vários restaurantes de renome da capital mato-grossense.

Rogério Andrade tem 53 anos e começou a trabalhar na profissão ainda muito jovem, assim que chegou na capital mato-grossense, vindo do estado de São Paulo, junto com sua esposa, por volta dos anos de 1993.

Desde então, já passou por vários outros restaurantes de Cuiabá, atendendo a autoridades, políticos, artistas e celebridades de todo o Brasil.

Ele conta que quando chegou em Cuiabá, começou em uma lanchonete, servindo lanches, e quando sua esposa começou a trabalhar, recebeu um convite para conhecer o hotel Fazenda Mato Grosso, onde avistou sua primeira oportunidade.

“Eu fui visitar juntamente com minha esposa o Hotel Fazenda Mato Grosso, foi quando vi que eles estavam contratando garçom. Disse a eles que não tinha experiência em hotelaria, mas se me dessem uma oportunidade, fazia o meu melhor, sempre”, concluiu.

Foi a partir então que começou a trabalhar como garçom no Hotel Fazenda Mato Grosso. Recebeu a oportunidade e foi se aprofundar na área, para sempre fazer melhor. Fez curso de qualificação, de idiomas e procurou saber sempre se aperfeiçoar o seu pessoal e profissional.

“Procurei me aperfeiçoar, como pessoa, para sempre tratar o próximo com respeito e carinho. Um bom profissional tem que saber ser gentil, educado e pacifico, especialmente nesta área”.

Rogério conta que já passou pelo Duca’s 7, um restaurante influência que ficava localizado na avenida do CPA, lá na casa ficou por sete anos, aprendeu muito, como profissional e como pessoa.

“No Duca’s 7 tive o privilégio de aprender mais sobre minha profissional, conhecer cada pessoa e família que passava por ali, entender que cada pessoa é diferente, e eles só querem ser bem atendidos. Foi lá que aprendi a trabalhar com os chopes”.

A Pizzaria e Choperia Duca’s 7, estabelecida em Cuiabá há 29 anos, fechou suas atividades em 2016.

Depois do Duca’s 7, ele foi para a Deck Avenida, outro restaurante muito conhecido, também localizado na Avenida do CPA, onde é umas das opções até hoje das noites cuiabanas. Logo após foi para o Lélis Peixaria, onde trabalhou por 5 anos e seis meses, até chegar hoje em sua atual casa, o Mirantes das Águas.

Rogério conta alguns momentos que passou que ficaram marcados em sua experiência profissional, como quando trabalhava no Duca’s 7, onde não havia parques e nem cadeiras especiais para crianças.

“Uma vez chegou um casal, com uma criança de colo, não havia o Moisés na época no Duca’s 7, então eu tive que improvisar para que os pais pudessem fazer sua refeição com mais conforto. Peguei algumas cadeiras, improvisei com guardanapos e algumas almofadas e fiz um bercinho para a criança. Percebi que os pais estavam meio desconfiados, mas no momento não disseram nada e nem interviram. Quando foram embora, foram até o gerente e me elogiaram pela iniciativa. O Duca ‘s 7 foi o primeiro restaurante da capital que colocou um parque de diversão para as crianças”, concluiu ele.

Ao longo de sua carreira, Rogério já atendeu a muitos políticos, artistas como os cantores Gean e Geovane, Pescuma, Henrique e Claudinho, entre outros.

“É sempre uma honra atender a pessoas importantes”, diz Rogério. “Mas eu sempre trato todos os clientes com o mesmo respeito, independente de quem sejam.”

Rogério afirma que o trabalho de garçom é muito gratificante. “É um prazer poder fazer as pessoas felizes”, diz. “Eu amo meu trabalho.”

O garçom acredita que a profissão de garçom é uma das mais importantes da sociedade. “Nós somos os responsáveis por proporcionar uma experiência agradável aos clientes”, diz. “Temos que ser atenciosos, educados e sempre dispostos a ajudar.”

Na sua atual casa, o Mirantes das Águas, ele é bastante elogiado pelos colegas de profissão que vê em seu trabalho, exemplo de dedicação e profissionalismo.

Como o Lucas Eduardo, que há cinco meses faz parte da equipe do Rogério do restaurante Mirantes das Águas. “É uma experiência muito boa trabalhar com o Rogério, é um profissional e tanto, aprendi diversas coisas com ele, até o abrir de um vinho”, ressalta Lucas.

A Quézia, que é a única mulher da equipe de garçons do Rogério, diz que é muito gratificante trabalhar com ele, é um professor na área profissional e pessoal. “Me sinto muito acolhida por ele, e também por todos que trabalham por aqui. São muito respeitosos, trabalham muito bem e o Rogério passa muita segurança para nós”.

Rogério é um garçom experiente e profissional. Ele conhece a alma de Cuiabá e já viu muita coisa interessante na cidade. O garçom é um exemplo de dedicação e profissionalismo.

Veja abaixo a reportagem de Jean Gusmão:

(Texto e edição de vídeo Vanessa Alves)

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS