Sérgio Ricardo fiscaliza e acompanha possíveis falhas em contratos e atrasos no BRT por erros de planejamento e garante atuação firme do Tribunal de Contas
Confira a entrevista:
RDM Online: Presidente, o senhor falou sobre a importância do Tribunal de Contas. Hoje, qual é o peso do TCE para Mato Grosso e para o Brasil?
Sérgio Ricardo: “Os tribunais de contas são importantíssimos para o Brasil. Inclusive, acabou de ser aprovada pelo Congresso Nacional a PEC da essencialidade. Ou seja, tribunal de contas agora é essencial. Porque sempre aparecia alguém querendo extinguir os tribunais de contas. A partir de agora, jamais haverá essa possibilidade. Isso mostra a importância deles. E eu digo que o Tribunal de Contas é uma das instituições mais importantes do Estado porque fiscaliza e orienta a destinação do dinheiro público.”
RDM Online: O senhor citou casos graves envolvendo obras públicas e estradas deterioradas. O que mais chamou sua atenção?
Sérgio Ricardo: “Nós nos deparamos com dinheiro público jogado fora. Estive numa região do Estado e vi uma estrada de 240 quilômetros custando cerca de R$ 3 milhões por quilômetro. Ela começou a ser feita há pouco mais de um ano e já está totalmente destruída. Vai precisar arrancar tudo, tirar o material da pista, refazer aterro, brita, compactação e asfalto novamente. Ou seja, muito dinheiro jogado fora.”
RDM Online: O senhor chegou a comparar a situação ao VLT?
Sérgio Ricardo:“É diferente do VLT, mas o prejuízo também é muito grande. No caso dessa estrada, será preciso retirar toda a malha e reconstruir tudo do zero. O Estado vai ter que pagar novamente por algo que já foi feito errado.”
RDM Online: E qual será a atuação do Tribunal diante dessa situação?
Sérgio Ricardo: “Na primeira quinzena de junho eu vou pessoalmente ao local com minha equipe. Vamos convocar as quatro empresas responsáveis pela obra e também a empresa fiscalizadora. Vamos colocar tudo em pratos limpos. O passado não pode se repetir.”
RDM Online: O senhor deixou claro que não trata fiscalização olhando lado político.
Sérgio Ricardo: “Exatamente. Não se trata de lado político. O Tribunal de Contas precisa agir institucionalmente. O dinheiro é público e quem paga essa conta é a população.”
RDM Online: O senhor também relacionou os problemas das estradas à saúde pública.
Sérgio Ricardo:“Quando uma estrada está ruim, a ambulância quebra, demora para chegar e muitas vezes as pessoas morrem no transporte. É uma engrenagem. Quando uma parte não funciona, todo o resto também deixa de funcionar.”
RDM Online: Na sua avaliação, faltou planejamento em Mato Grosso nas últimas décadas?
Sérgio Ricardo: “Eu penso que faltou planejamento de curta, média e longa duração. Muitos planejaram ganhar eleição, permanecer no poder, disputar reeleição, mas não planejaram o Estado. Política pública precisa ter continuidade.”
RDM Online: O senhor também falou sobre o Plano de Metas Mato Grosso 2050. Qual é a proposta?
Sérgio Ricardo: “O Tribunal de Contas está elaborando o Plano de Metas Mato Grosso 2050. Vai existir uma espécie de cartilha para orientar os futuros governadores e gestores sobre os investimentos prioritários do Estado. Precisamos de padrão, planejamento e continuidade.”
RDM Online: Sobre o BRT, o senhor confirmou que o Tribunal passou a acompanhar mais de perto a obra?
Sérgio Ricardo: “Nós estamos acompanhando. O BRT começou com um projeto errado e isso atrasou a obra. Quando fui ao canteiro, percebemos vários problemas. O Tribunal sugeriu mudanças, inclusive na condução do consórcio responsável. Também autorizamos medidas para agilizar processos e permitir que a obra avance mais rápido.”
RDM Online: Então o senhor acredita que o BRT finalmente será concluído?
Sérgio Ricardo: “Vai terminar. Já existe prazo para isso. O Tribunal está acompanhando de perto justamente para garantir que a obra avance.”
RDM Online: O senhor se considera um político independente?
Sérgio Ricardo: “Sempre fui independente. Nunca fui apadrinhado por ninguém. Sempre tive votos suficientes para me eleger e sempre atuei com independência.”
RDM Online: E o Sérgio Ricardo continua sendo um homem ligado ao povo?
Sérgio Ricardo: “Sempre fui. Antes de ser político, fui jornalista. Passei mais de 30 anos fazendo programa popular de televisão, defendendo os interesses da população. O povo sempre foi meu objetivo.”













