Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
PRESSÃO EM BRASÍLIA

Prefeitos de MT se unem contra projetos que podem causar impacto bilionário nas contas dos municípios

publicidade

Representantes dos municípios de Mato Grosso participam, nesta terça-feira (7), de uma mobilização em Brasília contra projetos em tramitação no Congresso Nacional que, segundo estimativas da Confederação Nacional de Municípios (CNM), podem gerar um impacto de cerca de R$ 5,1 bilhões por ano aos cofres das prefeituras do Estado.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Hemerson Maninho, representa os 142 municípios mato-grossenses no encontro, que reúne prefeitos de todo o país.

Os gestores demonstram preocupação com propostas que criam novas despesas para as prefeituras sem indicar de onde sairão os recursos para custeá-las.

Entre os projetos debatidos estão a criação de pisos salariais para categorias profissionais, aposentadorias especiais, adicionais de insalubridade e novas obrigações nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Segundo Maninho, os municípios são os mais afetados quando novas responsabilidades são aprovadas sem previsão de financiamento. Para ele, isso pode comprometer a prestação de serviços essenciais à população.

Além de discutir as chamadas “pautas-bomba”, os prefeitos defendem o avanço de propostas que ampliem os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), considerado uma das principais fontes de receita das cidades.

Leia Também:  Bênção, Aliança e Estratégia: Karla Fecha com Machnic e Reforça Base na Câmara de Primavera do Leste

A mobilização segue até quarta-feira (8), com reuniões entre representantes municipalistas, parlamentares e integrantes do Governo Federal para discutir alternativas que reduzam os impactos financeiros sobre as administrações municipais.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade